Ativado posto de saúde do Altos da Monte Alegre

Começou a funcionar nesta segunda-feira (12) a Unidade Básica de Saúde (UBS) "Dra. Enfermeira Jaci Silva Martins", construído na região conhecida como Residencial Monte Alegre, à Rua Ponta Porã, esquina com Alberto Mawell, ao lado da quadra de esportes do Centro Dorcelina Folador. A inauguração oficial acontecerá durante as solenidades comemorativas dos 77 anos de Dourados, no mês que vem.

A Unidade abriga uma equipe do antigo PSF - Programa Saúde da Família (hoje conhecido como ESF – Estratégia de Saúde da Família) que anteriormente funcionava na Vila Índio e atende uma população aproximada de quatro mil pessoas. É composta por um médico da família, enfermeira, auxiliar de enfermagem, odontóloga e seis ACS (Agentes Comunitários de Saúde).
Conquista
Essa é mais uma conquista da população residente nessa região da cidade, viabilizada por meio de uma parceria entre o deputado federal Geraldo Resende (PMDB) e a Prefeitura de Dourados. O parlamentar encaminhou a proposta no Ministério da Saúde e articulou os recursos para a construção, e o Município, viabilizou a área, aplicou recursos próprios (contrapartida) e ainda foi o responsável pela execução do projeto.
Além deste, outras cinco unidades de saúde foram viabilizadas para Dourados na mesma parceria. Para esses projetos, Geraldo garantiu, no Ministério da Saúde, o repasse de R$ 2.092.349,60 ao Município de Dourados, que possibilitaram, ainda, a construção dos postos de saúde do Campo Dourado e Jardim Oliveira II (já ativados) e as unidades do Jardim Guaicurus e Altos do Indaiá (em fase de conclusão) e da Vila Industrial (em estágio avançado das obras).
Para Geraldo Resende a ativação dessas novas unidades de saúde "vai melhorar em muito o atendimento na área de saúde, pois o Programa Estratégia da Saúde é de fundamental importância na medicina preventiva. Além disso, vai propiciar melhores condições de trabalho aos profissionais que atuam nas equipes do ESF".
MAIS OITO
Além das unidades já citadas, Geraldo Resende está viabilizando a construção de mais oito postos de saúde em Dourados, que serão edificados no Jardim Flórida II, Estrela Verá, Jardim Marília, Residencial Monte Carlo, Parque das Nações I, Jardim Santa Maria, Jardim América e Jardim dos Estados. Os recursos, R$ 2,4 milhões, já estão garantidos.

Legenda da foto de Ricardo Minella
Posto Dra. Enfermeira Jaci Silva Martins: Unidade foi ativada nesta segunda-feira.

Ricardo Minella
12.11.12

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados