Campanha de prevenção ao câncer de pele será neste sábado

A SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) promove no próximo sábado o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, com ações em todo o Brasil. Em Dourados, a prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde apoiará a campanha com a disponibilização do espaço para os atendimentos e a participação de profissionais da saúde.


O atendimento será realizado no CRTH (Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase), na Rua Melvin Jones, 706, centro, das 8h às 14h. O exame preventivo gratuito incluirá procedimentos de criocauterização e biópsia de pele com encaminhamento à Central de Exames e para especialidades.

Conforme a SBD, o objetivo da campanha é chamar a atenção das pessoas para a importância da prevenção. Esse tipo de câncer oferece a possibilidade de uma intervenção primária, ou seja, evitar a sua incidência no futuro.

De acordo com dermatologistas, o câncer da pele pode ser evitado com medidas simples. O diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura completa. Por isso é importante fazer o exame preventivo gratuito em um dos postos de atendimento do Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele.

Em todo país serão cerca de 140 postos, 1.500 médicos voluntários e outros milhares de profissionais da área de saúde que realizarão atendimento simultâneo e gratuito para análise, diagnóstico e tratamento da doença, em hospitais públicos credenciados e postos de saúde.

Estimativa divulgada pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer) indica que o câncer de pele atingirá 134.170 brasileiros em 2012. Isso porque a doença já é responsável por 25% do total de tumores malignos diagnosticados no país anualmente. Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone (67) 3428-1251.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados