Festival de Judô reúne 500 estudantes em Dourados

Pelo menos 500 estudantes da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Dourados participaram sábado do Festival de judô na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa, no Jardim Maracanã. Não foi uma competição, mas uma confraternização, por isso todos receberam medalhas pela participação.


Participaram do festival os estudantes de 15 escolas municipais que fazem parte do projeto Mais Educação, além dos projetos Judoquinha e do Clube Indaia. As idades variam de 7 a 17 anos. O secretário municipal de Educação Walteir Betoni estava presente na abertura do evento.

De acordo com um dos organizadores, Genuir Civa Faqui, o evento é realizado todos os anos com objetivo de promover o intercâmbio das escolas e incentivar a prática de esportes entre os estudantes das escolas municipais e outros projetos.

Ele lembra que o judô é uma das atividades esportivas oferecidas pelo programa Mais Educação, que favorece aos estudantes oportunidades de ocupar o tempo para praticar esporte, valorizando a própria vida.

MAIS EDUCAÇÃO
O Mais Educação é um programa criado pelo governo federal em parceria com as secretarias municipais de Educação. Em Dourados, neste ano o programa foi ampliado nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

No segundo semestre o número de escolas participantes passou de 18 para 29. De três mil alunos atendidos, agora são 5.124 estudantes beneficiados com as atividades oferecidas no contraturno escolar. Entre as novas escolas participantes, quatro são indígenas e três da zona rural.

Em Dourados, a primeira escola municipal a ingressar no programa foi a Álvaro Brandão, no João Paulo II, em julho de 2009. O Mais Educação mantém ensino em tempo integral. O aluno participa das aulas regulares e permanece na escola no contraturno, para participar de atividades pedagógicas, esportivas e culturais.

Segundo Genuir Faqui, coordenador do programa na Secretaria Municipal de Educação, das 60 atividades oferecidas pelo Mais Educação em Dourados, a maioria das escolas opta pelo reforço escolar e atividades como judô, capoeira, banda e fanfarra, dança, teatro, canto e coral, tênis de mesa e rádio escolar.

Legenda: Alunos da Rede Municipal de Ensino que frequentam projetos do judô participam de confraternização
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados