Prefeitura intensifica mutirões contra mosquito da dengue

A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou os mutirões contra a dengue nos bairros com maior índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Conforme o mais recente Liraa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes), Dourados apresenta índice geral de 1,2%.


O bairro que com maior índice é a Vila Hilda, com 2,1% de infestação. Em seguida aparece o Jardim Ouro Verde, com 1,6%.

Nesta quarta-feira o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) realiza mutirão no Jardim Ouro Verde, semelhante ao feito sexta-feira no Izidro Pedroso e Terra Roxa, quando foram vistoriados 1.600 imóveis e localizados 23 focos do mosquito da dengue.

Pelo menos 80 agentes coordenados pelo Departamento de Vigilância em Saúde serão deslocados para o Ouro Verde para vistoriar casas e terrenos baldios das 7h às 13h. "O objetivo é reforçar o alerta à população. A infestação do mosquito vem crescendo e consequentemente isso pode levar ao aumento de casos de dengue em nossa cidade. Estamos num período crítico, com chuvas frequentes, aliadas ao calor intenso, o que facilita a infestação do mosquito transmissor", afirma o diretor de Vigilância em Saúde Eduardo Arteiro Marcondes.

Segundo ele, por determinação direta do prefeito Murilo as ações contra a dengue serão intensas até o mês de março de 2013, quando acaba o período crítico em função da mudança de clima. As férias dos agentes de saúde foram suspensas até março devido ao risco de a cidade enfrentar uma epidemia de dengue. A preocupação aumenta com o aparecimento do vírus 4 da dengue, já confirmado em oito cidades de Mato Grosso do Sul.

A Vila Hilda, bairro que tem o índice de infestação mais alto, foi escolhida para a realização do "Dia D" contra a dengue, no dia 24 deste mês. Além das ações educativas, serão feitas borrifações e eliminação de focos. Paralelo a todas as ações contra a dengue também são feitas orientações sobre a leishmaniose, cujo vetor se prolifera em lixo orgânico.

Legenda: Mutirão contra a dengue será no Jardim Ouro Verde nesta quarta-feira; prefeitura alerta para risco de epidemia
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados