Prefeitura realiza Seminário de Gestão Participativa do SUS

Técnicos e funcionários da área da saúde estão debatendo desde ontem, no Teatro Municipal de Dourados, as formas de fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde) para melhorar o atendimento à população. O evento termina nesta sexta com várias palestras e debates.


A abertura do evento foi feita na noite de quinta-feira pela secretária municipal de Saúde Silvia Bosso e com a participação do promotor da 10ª Promotoria de Justiça Ricardo de Melo Alves, do presidente do Conselho Estadual de Saúde Florêncio Garcia Escobar e do presidente do Conselho Municipal de Saúde Demétrios Pareja.

Logo após da abertura foi proferida uma palestra com a representante do Ministério da Saúde Kátia Paranhos, que falou sobre "A História da Construção do SUS".

De acordo com Kátia Paranhos, o evento está sendo uma grande oportunidade poder tratar de um tema tão importante para a população, como o SUS. Ela disse que desde que foi criado há 24 anos, o SUS já passou por diversas mudanças, principalmente na forma de atuação e que por isso é importante esses debates para discutir formas de melhorar o atendimento, garantindo a importância do papel do cidadão e seus direitos para atendimento de saúde.

O evento segue até às 17h desta sexta-feira. Às 13h40 tem palestra "Ouvidoria do SUS com Instrumento de Transparência na Gestão", com a consultora do departamento de Ouvidoria Geral SUS de MS Renata Lustosa. Logo após haverá debate.

Às 15h30 está programada a palestra "Lei de Acesso a Informação, com a coordenadora Estadual de Gestão Participativa, Edelma Lene Peixoto Tibúrcio, em seguida debate e o encerramento.

Legenda: Secretária de Saúde Sílvia Bosso fala na abertura de seminário do SUS
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados