Câmara de Pesca lança projetos sexta-feira na UFGD

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) sediará nesta sexta-feira (14), às 9h30, a reunião da Câmara Temática Pesca e Aquicultura, do Colegiado do Território da Cidadania da Grande Dourados. O evento é aberto ao público e ocorrerá no auditório da Reitoria (Unidade 1 – Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).

A programação prevê a apresentação dos seguintes projetos de pesquisa e capacitação da cadeia do pescado: "Ações da Incubadora de Tecnologias Sociais e Solidárias (ITESS/UFGD) para o Desenvolvimento da Aquicultura e Pesca no Território da Cidadania da Grande Dourados"; "Centro de Piscicultura Experimental, Treinamento e Difusão Tecnológica da Grande Dourados" e "Reestruturação do Núcleo de Piscicultura – NUPAC/Embrapa".
O evento é uma realização conjunta entre UFGD, Embrapa Agropecuária Oeste e Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Entre as autoridades presentes estarão o superintendente do MPA-MS, Luiz David Figueiró; o senador da República Delcídio do Amaral; o deputado federal Vander Loubet; o chefe geral da Embrapa-CPAO, Fernando Mendes Lamas; e o reitor da UFGD, Prof. Dr. Damião Duque de Farias.
Em 2010, foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Pesca e Aquicultura e a UFGD, quando foi apresentado o Plano Estratégico de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Pescado do Território da Cidadania Grande Dourados. O objetivo do Plano é desenvolver ações conjuntas visando o desenvolvimento sustentável da pesca e da aquicultura em Mato Grosso do Sul.
Os três projetos que serão lançados na sexta-feira (14), fazem parte desse Plano Estratégico, e buscam integrar os pescadores de pequena escala à cadeia produtiva do pescado, fortalecer a indústria pesqueira e agregar valor ao pescado e desenvolver tecnologias e processos adequados ao desenvolvimento sustentável da pesca e da aquicultura.
O Território da Pesca e da Aquicultura da Grande Dourados coincide com o Território da Cidadania e nele estão compreendidos os municípios de Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Nova Alvorada do Sul, Itaporã, Jateí, Juti, Ponta Porã, Rio Brilhante e Vicentina.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados