Qualifica Dourados forma mais 423 trabalhadores neste mês

Na próxima segunda-feira, dia 17, a prefeitura vai entregar certificados para 423 trabalhadores que conseguiram concluir os cursos oferecidos através do programa Qualifica Dourados, realizados em parceria com o governo federal através do Pronatec.


Com mais essa turma, o Qualifica amplia a quantidade de obra especializada disponível para o mercado de trabalho. A entrega dos certificados será às 19h, na Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados).

O Qualifica foi lançado em 2011 pelo prefeito Murilo com a finalidade de resolver uma situação que causava muitos problemas, principalmente para os investidores, que era a falta de obra qualificada.

Sempre que uma nova obra era lançada na cidade, a construtora não encontrava pedreiro, pintor ou qualquer outro profissional da construção civil. Quando uma loja iria se instalar, era obrigada a trazer funcionários de fora por não haver mão de obra especializada em Dourados.

Pensando em resolver dois problemas – o da falta de mão de obra e o desemprego – o prefeito Murilo lançou o Qualifica Dourados. Uma pesquisa foi realizada para verificar quais as maiores necessidades de formação e, com recursos próprios, a prefeitura contratou os cursos no Senai e Senac e ofertou as vagas à população.

Em 2012, a prefeitura recebeu o apoio do governo federal com o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), que possibilitou a abertura de vagas exclusivas para famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único. São cursos também escolhidos de acordo com a necessidade e exigência das empresas, o que praticamente garante o emprego após a conclusão.

Até agora foram capacitadas 1.422 pessoas em Dourados através do Qualifica.

Atualmente já estão no mercado por conta dessa iniciativa profissionais como costureiro industrial, eletricista, mecânico de manutenção de motores a diesel, pedreiro, confeiteiro, masseiro, auxiliar administrativo, operador de caixa, salgadeiro, auxiliar de cozinha, manicure e pedicure, eletricista de automóveis, soldador, auxiliar administrativo, pedreiro, pintor de revestimento em argamassa e vários outros profissionais em diversos ramos.

Legenda: Trabalhadores durante curso do programa Qualifica Dourados; mais 423 recebem certificado dia 17
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados