Dourados vai qualificar mais pessoas para o mercado de trabalho

Ciat tem feito gestões para garantir o acesso de mais douradenses ao mercado de trabalho, mesmo que não preencha todos os requisitos exigidos pela empresa

A Prefeitura de Dourados vai qualificar em 2013 mais pessoas para preencher as vagas de trabalho existentes no município. Atualmente o Ciat (Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador) oferece em torno de 100 vagas de emprego por dia. Por outro lado, 1.200 pessoas esperam na fila para conseguir emprego.


Essas pessoas que esperam na fila geralmente não se encaixam nos perfis solicitados pelas empresas. Por isso a prefeitura vai requalificá-las para garantir que tenham acesso ao emprego. O Ciat aguarda a abertura dos cursos pelo Qualifica Dourados/Pronatec para fazer os encaminhamentos.

Para garantir o acesso de mais pessoas ao trabalho, o Ciat tem feito a intermediação direta com a empresa. A assistente de ações do trabalho da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) Evanete Rocha informa que mesmo que a pessoa não preencha todos os requisitos do perfil, a equipe do Ciat entra em contato com a empresa e tenta negociar a indicação da vaga.

"Muitas vezes a empresa pede um motorista com idade até 40 anos, mas se aparece um profissional qualificado nessa área com 50 anos a gente liga e defende a contratação dessa pessoa", explica Evanete.

O Ciat funciona no prédio da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio, na Avenida Weimar Gonçalves Torres, 1680-B, ao lado do Edifício Adelina Rigotti. A secretária Neire Colman conta que as ações são focadas nas soluções para a empresa e na criação de condição para que todos os moradores de Dourados tenham possibilidade de acesso ao emprego.

Por isso, segundo ela, foi criado o programa Qualifica Dourados quando o prefeito Murilo assumiu a prefeitura em 2011. Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Assistência Social e instituições como o Senai, Senac e Sebrae, o programa já qualificou mais de duas mil pessoas na cidade.

O Ciat foi concebido para, num único espaço, disponibilizar ao trabalhador uma oportunidade de emprego e oferecer ao empregador os profissionais dentro do perfil exigido, através do conjunto das ações e serviços disponíveis no Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda de Mato Grosso do Sul.

Legenda: Ciat de Dourados rompe processo burocrático e negocia emprego mesmo de quem não preenche todos os requisitos da empresa
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados