Licitação para reforma do aeroporto de Dourados será lançado nos próximos dias

Recursos foram viabilizados pelo deputado Geraldo Resende, em parceria com o governo do Estado, junto à Secretaria de Aviação Civil (SAC)

            Possivelmente ainda esta semana o governo do Estado vai publicar, no Diário Oficial, o edital contendo o anúncio  da abertura do processo licitatório para a escolha da empresa que vai realizar as obras reforma do Aeroporto Municipal "Francisco de Matos Pereira", de Dourados. No ano passado, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) aprovou o projeto que prevê a revitalização da pista de pouso e decolagem, da pista de táxi e do pátio de aeronaves, além da sinalização horizontal e vertical do aeroporto.

As obras foram viabilizadas por meio de articulações do deputado Geraldo Resende e do deputado federal Edson Girotto, na época em que ele ocupou a Secretaria de Estado de Obras, representando o governo do Estado junto à SAC. Os recursos federais, da ordem de R$ 3.839.881,11, foram empenhados em dezembro de 2011, os quais somados à contrapartida do governo do Estado, representarão investimentos de R$ 4.529,271,90.
A ampliação do aeroporto de Dourados é uma prioridade do Governo do Estado, que entende a medida como uma necessidade para "proporcionar a ligação rápida de uma das regiões mais produtivas do Estado, com os grandes centros do País", conforme define o deputado Geraldo Resende. "Dourados, além de ser um pólo, atrai jovens e pesquisadores para as nossas universidades públicas e particulares", justifica.
Além de trabalhar pelos recursos para a reforma, Geraldo Resende também manteve diversos contatos com empresas aéreas, mostrando a potencialidade do Município e da Região, e a viabilidade técnica de novos vôos para Dourados. "Enviei correspondências para as empresas como a Trip, Gol e a Azul apresentando os benefícios de atenderem esta nova demanda".
Segundo Geraldo Resende, com os novos investimentos, somados àqueles que já vinham sendo feitos pela Prefeitura de Dourados, o aeroporto "Francisco de Mattos Pereira" vai integrar Dourados, pelo transporte aéreo, aos grandes centros, como São Paulo, Brasília, entre outros.
Outros municípios
No último dia 20 de dezembro, o governo federal anunciou o Programa Nacional de Investimentos em Logística de Aeroportos, contemplando, além de Dourados, os municípios de Corumbá, Coxim, Costa Rica, Bonito, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas.
Na oportunidade, Geraldo Resende comemorou a inclusão dos municípios e destacou a participação de toda a bancada federal em Brasília. "Reunimos-nos com o Governador André Puccinelli e utilizamos o exemplo de Dourados para garantir que regiões pólos importantes do Estado fossem contempladas. É mais uma ação dos parlamentares de Mato Grosso do Sul que resultará em um grande avanço", afirmou.
"Priorizamos os aeroportos que vão atender regiões inteiras e proporcionar maior locomoção de pessoas e serviços. Outro ponto que elencamos foi as riquezas turísticas do Estado que, por vezes, têm como gargalo o difícil acesso. Estamos utilizando como exemplo os aeroportos regionais americanos e acredito que dessa forma o sul-mato-grossense, assim como o brasileiro viajará mais de avião", concluiu Geraldo.

Legenda da foto/divulgação:
Deputado Geraldo Resende, em uma das audiências com o ministro da Secretaria da Aviação Civil, Wagner Bittencourt.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados