Livro sobre os Kaiowá da aldeia Panambizinho será lançado amanhã

Na noite desta sexta-feira (25), a partir das 19h30, no Espaço Aloízio, a professora Nely Aparecida Maciel fará o lançamento do livro "História da Comunidade Kaiowá da Aldeia Panambizinho - 1920-2005", publicado pela Editora da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).
O evento é aberto ao público e faz parte da programação da Noite Cultural realizada pelos alunos dos cursos Licenciatura Intercultural Teko Arandu (UFGD) e AráaVerá (Secretaria Estadual de Educação). O Espaço Aloízio está na Rua Elisei Fujinaka, 715, Altos do indaiá.

Este livro trata do processo histórico dos Kaiowá na aldeia Panambizinho, localizada no município de Dourados, Mato Grosso do Sul, no período de 1920 até 2005. O objetivo é analisar o impacto da perda da terra por essa comunidade, através de uma abordagem da história da terra por meio da memória de um número significativo de informantes, trabalhando com a história oral e utilizando a etnoistória, arqueologia e antropologia. A preocupação maior é mostrar a importância do papel desempenhado por este povo na defesa de seu território, mediadores sociais no cenário político que se desenhou a partir da colonização federal na região.
A autora, Nely Aparecida Maciel, é graduada (1995) e mestre (2005) em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Dourados, atual Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Tem experiência como  docente em História nas Redes Públicas: no ensino fundamental, no ensino médio e EJA, e no ensino superior. Atualmente trabalha na Universidade Federal da Grande Dourados, no Curso de Licenciatura Intercultural – Teko Arandu.
Como o livro foi publicado pela Editora da UFGD, já está disponível para acesso gratuito pela internet, no link: http://www.ufgd.edu.br/editora/catalogo/historia-da-comunidade-kaiowa-da-aldeia-panambizinho-1920-2005-nely-aparecida-maciel.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados