Prefeitura intensifica ações contra a dengue em Dourados

A Prefeitura de Dourados intensificou as ações de prevenção para manter a dengue sobre controle no município. Mutirões foram realizados no distrito de Itahum – o segundo neste ano – e o BNH 3º Plano. As equipes da Secretaria de Saúde também fizeram mobilização na área central, no Dia D contra a doença.

De quarta-feira a sábado, os agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) atuaram em Itahum devido às notificações registradas no distrito. Foram feitas visitas domiciliares, borrifações com inseticida, e orientação aos moradores, para estimular a comunidade a combater e prevenir a dengue através de ações simples e diárias.
As equipes estiveram em 728 imóveis, onde encontraram 59 focos do mosquito transmissor da dengue. Os proprietários de 22 imóveis foram notificados com base na Lei da Dengue e 48 pessoas receberam orientações de educação em saúde.
Na sexta-feira, as equipes da prefeitura foram ao BNH 3º Plano, onde foram realizadas 630 visitas domiciliares e localizados 11 focos do mosquito Aedes aegypti. Seis terrenos baldios foram notificados para que os proprietários mantenham essas áreas limpas e livres de criadouros do transmissor da dengue.

DIA D
Na sexta-feira, agentes de campo, supervisores e agentes de educação em saúde do CCZ realizaram o Dia D de combate à dengue. As ações foram desenvolvidas na área central. As equipes visitaram estabelecimentos comerciais para orientar a população sobre o perigo da dengue e sobre as ações necessárias para manter a doença controlada em Dourados.
De acordo com o CCZ, as equipes visitaram 600 imóveis e 1.400 pessoas receberam orientações. Apesar do grande número de visitas, apenas três focos do transmissor da doença foram encontrados.

Legenda: Ações contra a dengue incluíram orientação dos moradores em mobilização no centro de Dourados
Crédito: Divulgação

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados