Atriz inicia workshop no Teatro Municipal neste domingo

A atriz carioca Patrícia Saravy ministra de 17 a 21 deste mês um workshop teatral promovido pelo diretor Nill Amaral para os atores da peça Gota D'Água, de Chico Buarque de Holanda e Paulo Pontes. O trabalho é feito em parceria com a Secretaria de Cultura de Dourados, através do projeto "Prêmio Rubens Correia", da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.


Segundo Nill Amaral, o prêmio prevê a adaptação e encenação da peça por um grupo de atores com residência em Dourados. O workshop é especifico para o grupo, mas através de uma parceria com a Secretaria de Cultura de Dourados, estarão abertas 15 vagas para pessoas, cujos interessados deverão se inscrever previamente através do email cultura@dourados.ms.gov.br ou pelo telefone 8468-9295.

Iniciado nos meses de outubro e novembro de 2012, o projeto tem nesse momento sua última etapa. A primeira envolveu pesquisas, laboratórios de treinamento vocal, corporal e oficina de recursos de linguagem teatral. O processo de adaptação e escrita está sendo feito simultaneamente aos ensaios, com a participação do dramaturgo Eder Rodrigues, mestre em Dramaturgia Contemporânea no Programa de Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais.

O diretor da peça destaca ainda a importância de intercâmbios culturais.  "É válida essa relação com artistas de outros estados, pelo significado que a troca de saberes e de linguagens acrescentam ao projeto, além de proporcionar a oportunidade de enriquecimento no repertório dos atores", enfatiza.

Nesse propósito de interrelação, foi convidada a vir a Dourados a atriz Patrícia Saravy, formada em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná, arte educadora atualmente residente na cidade do Rio de Janeiro.

Nill Amaral também ressalta que os prêmios recebidos para a montagem devem-se à repercussão dos últimos trabalhos que atingiram excelente público e, também ao olhar da critica no Estado.  "A peça 'A Serpente' de Nelson Rodrigues, viajou para 19 capitais do Brasil. Outras peças do mesmo diretor, como 'No gosto doce e amargo das coisas de que somos feitos' de Clarice Lispector e 'Fala Comigo doce como a chuva' de Tennesse Willians, também tiveram pontos positivos da critica local", disse o diretor.

A estréia da peça "Gota d água" está agendada para os dias 12,13 e 14 de abril no Teatro Municipal de Dourados, às 20h, com entrada franca.  No elenco estão Paulo Porto, Leandro Martins, Carlos Anunciato, Rosi Leal, Indira Brito, Taianne Pételim e Isis Anunciato.

O Projeto tem o patrocínio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, através do Premio Rubens Correa, contando ainda com o apoio da Secretaria de Cultura de Dourados; Jornal O Progresso; Universidade Federal da Grande Dourados e Facale (Faculdade de Comunicação e Artes e do Sesc/MS).

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 9283-6197 e 8120-3925, com Nill Amaral.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados