Campanha “Dourados sem Dengue” vistoria 6 mil casas no Carnaval


Enquanto a população se divertia com a programação do Dourados Folia, as equipes que atuam na campanha "Dourados sem Dengue" permaneceram de prontidão, mantendo vigilância total para conter a proliferação do mosquito transmissor da doença. Coordenadas pelo secretário de Saúde Sebastião Nogueira, as ações estão sendo executadas desde a segunda quinzena de janeiro, por determinação do prefeito Murilo.


Do dia 7 ao dia 11 deste mês foram visitados pelo menos seis mil imóveis no Jardim Flórida I, Vila Sulmat, Parque dos Jequitibás, Jardim Clímax, Canaã II e Jardim Água Boa, e ainda no distrito de Indápolis. Nos dois últimos, a classificação por infestação do mosquito da dengue é de risco médio, os demais são de baixo risco.

Agentes de endemias e agentes comunitários visitaram casas habitadas enquanto as equipes que cuidam de casas de imobiliárias visitaram imóveis fechados. Já os agentes de educação em saúde promoveram orientação à população, buscando conscientizar sobre como prevenir a dengue, utilizando ações simples e eficazes.

Dados do Departamento de Vigilância em Saúde revelam que Dourados segue o perfil de Mato Grosso do Sul, com aumento de casos, mas com incidência baixa. Nos últimos dias o município passou da posição 54 para 59 no índice de notificações em todo o Estado.

O secretário de Saúde Sebastião Nogueira Faria alerta a comunidade sobre o período de chuvas, um fator agravante para a proliferação da dengue. Muita água fica acumulada, possibilitando o surgimento de novos focos do mosquito Aedes aegypti. "Por isso é importante a população nos ajudar, limpando os quintais e dessa forma evitando recipientes onde a água fica parada", afirmou.

Legenda: Agentes da campanha "Dourados sem Dengue" durante mutirão no Jardim Itália; seis mil casas foram vistoriadas no Carnaval
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados