Mutirões contra dengue vistoriam 21.900 imóveis em 18 regiões de Dourados


Em dois distritos, 15 bairros e na área central, equipes da prefeitura localizaram 270 focos do mosquito da dengue e retiraram quase cem toneladas de entulhos

A Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Saúde continua realizando nos bairros, distritos e região central da cidade os mutirões de combate à dengue. A força-tarefa iniciada na semana passada faz parte da campanha "Dourados sem Dengue", lançada pelo prefeito Murilo para manter os casos da doença sob controle no município.


Todos os dias são feitos mutirões em dois pontos diferentes da cidade. Até quinta-feira, dia 31, 18 regiões receberam as equipes da força-tarefa contra a dengue. São bairros, distritos e a área central.

Foram 21.976 imóveis vistoriados com 270 focos de dengue localizados e eliminados. Outros 235 terrenos baldios foram notificados com base na Lei da Dengue, devido a presença de criadouros do mosquito, e 48 foram roçados pelas equipes da Secretaria de Serviços Urbanos. O trabalho é feito por agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e pelas equipes montadas para visitar, com autorização judicial, os imóveis fechados.

Conforme o balanço divulgado pelo Departamento de Vigilância em Saúde – órgão da Secretaria de Saúde que coordena a campanha – 33 caçambas de entulhos foram retiradas em 15 bairros, nos distritos de Indápolis e Itahum e no centro. Cada caçamba representa em torno de três toneladas de entulhos.

Os maiores números de focos do mosquito foram encontrados no distrito de Itahum (59 em 728 visitas) e Indápolis (43 em 1.189 visitas) e no Jardim Canaã I, onde 36 focos foram localizados em 700 imóveis vistoriados.

Na terça-feira, dia 29, as equipes foram ao Parque do Lago, onde vistoriaram 1.620 residências, e na Vila Rosa, com 1.212 visitas. Na quarta-feira o trabalho foi feito no Jardim Novo Horizonte, com 1.411 visitas, e na área central, onde o secretário de Saúde Sebastião Nogueira acompanhou as visitas. Foram 1.316 imóveis vistoriados no centro.

Já na quinta-feira, a força-tarefa esteve em 1.412 imóveis do Jardim Cuiabazinho e no Jardim Carisma, com 1.182 visitas realizadas.

Até esta quinta-feira, 121 casos de dengue tinham sido notificados em Dourados e 71 apresentaram resultado positivo. O número é considerado baixo, uma vez que Mato Grosso do Sul enfrenta uma epidemia da doença.

O trabalho continua neste fim de semana. Neste sábado o mutirão contra a dengue será no Parque das Nações I Plano e no domingo as equipes visitam as casas que não vistoriadas durante a semana e atendem denúncias da população.

Legenda: Equipes da campanha "Dourados sem Dengue" já vistoriam mais de 20 mil residências no município
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados