Prefeitura busca pessoas com deficiência para o mercado de trabalho

Enquanto em muitas localidades o poder público e entidades não governamentais trabalham para conscientizar empresários sobre a abertura de vagas de emprego para deficientes, em Dourados acontece ao contrário, falta mão de obra. O Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência Dorcelina Folador não tem atualmente currículo disponível para atender a demanda de vagas.

A coordenadora do Centro Luiza Mara Rodrigues informou que tem pelo menos 60 vagas em várias funções, mas não tem o candidato. Metade dessas vagas é para o setor de indústrias, mas tem empregos também no comércio, agências bancárias, empresas prestadoras de serviços na área de limpeza e até mesmo em construtora que atua na implantação de asfalto.


Luiza Mara lembra ainda que em muitos destes casos não é exigida mão de obra qualificada. Mesmo que isso ocorra, a coordenadora informa que a própria empresa interessada na contratação oferece a qualificação. Além disso, a própria prefeitura tem o Qualifica Dourados/Pronatec, uma parceria com o governo federal, que forma gratuitamente profissionais em diversas áreas.

O Centro Dorcelina Folador mantém em seu cadastro pelo menos 70 empresas que investem na contração de deficientes e que fazem a seleção através da própria unidade. "Esse número tem aumentado nos últimos tempos, por conta da conscientização do empresariado. Entretanto, talvez por falta de conhecimento, as pessoas não se oferecem para o trabalho e não procuram nossos serviços", disse Luiza Mara.

O Centro fica na Rua dos Caiuás, 955, no bairro Altos da Monte Alegre, e o telefone é o 3411-7726. Qualquer informação pode ser obtida no local ou pelo telefone e quem quiser encaminhar currículo pode fazer também pelo e-mail dorcelina.folador@yahoo.com.br.

Legenda: Empresas fazem entrevista com candidatos a uma vaga de trabalho no próprio Centro Dorcelina Folador
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados