Prefeitura de Dourados melhora projetos esportivos

A Prefeitura de Dourados através do Nace (Núcleo de Arte, Cultura e Esporte), atendendo determinação do prefeito Murilo, está promovendo uma reformulação nos projetos esportivos desenvolvidos no município, tanto para atender alunos da Rede Municipal de Ensino quanto aqueles direcionados para a comunidade. O objetivo é proporcionar atendimento de melhor qualidade, com a formatação de uma nova estrutura.


Como a prefeitura mantém parcerias – inclusive com o governo federal – para a realização de diversos projetos na área esportiva, o Nace passa a coordenar todos esses programas. Até as mesmo as escolas estão recebendo informações e orientações do Nace para a adequação dos projetos, evitando a duplicidade de modalidades oferecidas. Desde o início deste ano o Nace funciona no Complexo Esportivo, Cultural e de Lazer Jorge Antônio Salomão, o Jorjão.
 
"Dourados + Educação", "Segundo Tempo" e "Treinamento Desportivo", além das atividades do próprio Nace e do Jorjão, são alguns dos programas desenvolvidos em Dourados e todos com o mesmo foco. De acordo com o prefeito Murilo, a intenção, com esse novo modelo para a área esportiva, é executar o trabalho com planejamento, garantindo maior aproveitamento.

Através da Funed (Fundação de Esportes de Dourados), a prefeitura oferece aos alunos da Rede Municipal de Ensino e à comunidade em geral a oportunidade de participar das maiores e mais conhecidas modalidades esportivas individuais e coletivas, tanto para competição, obter condicionamento físico ou para atender recomendações médicas.

Entre as atividades, já estão andamento a natação, hidroginástica, caminhada orientada, alongamentos, jump, ginástica local e futsal, abertas a toda a comunidade. Tem também o judô, taekwondo, natação, caratê, tênis de quadra e basquete para alunos das escolas municipais, com aulas em instituições parceiras. Os projetos oferecem ainda tênis de quadra e de mesa, xadrez, dama, bozó, ginástica rítmica, yoga, atletismo e várias outras modalidades.

De acordo com a professora de educação física Mariza Araújo, coordenadora de esportes do Nace, está em reestruturação ainda o Caminhar Dourados, que é a orientação de profissional, nas atividades físicas em praças, parques e pistas. Por conta desse processo, estão em funcionamento apenas os núcleos do Parque Antenor Martins, Praça do Parque Alvorada, Pista da Escola Lóide Bonfim, Ceper do I Plano e Pista da Escola Antonia Candido de Melo.

CULTURA
A prefeitura investe também na cultura através do Nace, com cursos gratuitos para alunos das escolas municipais, que contam com aulas de balé, street dance, bateria, violão, flauta, teclado, piano, guitarra, arte para criança, desenho artístico e desenho de mangá. Existem ainda cursos abertos a alunos das redes municipal, estadual e particular, de teoria musical e instrumentos.

Legendas
Aulas de natação coordenadas pelo Nace no Jorjão
Garotos durante aula de futsal no Jorjão
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados