Serviço social do Departamento de Habitação atende 50 pessoas por dia


A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria de Planejamento e do Setor de Serviço Social do Departamento de Habitação, atende uma média de 50 pessoas por dia na sua maioria usuários da política de assistência social.

Segundo a coordenadora do serviço social do Departamento de Habitação, Waner Mariano, o público dessa política são as pessoas e grupos que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social.


"Atendemos famílias e indivíduos com perda ou fragilidade de vínculos de afetividade, pessoas com deficiência, idosos, dependentes químicos, excluídos pela pobreza e vítimas de violência. São pessoas carentes e vulneráveis que precisam de nossa ajuda. Eles chegam aqui e têm prioridade, e um carinho especial no que diz respeito a nossa área que é a habitação", explicou a coordenadora.

O Setor de Serviço Social oferece atendimento em diversas áreas, como estudo de caso, visita domiciliar, relatório social, levantamento social, acompanhamento social, inscrição habitacional, atualização cadastral, solicitação de relatório social ao Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), encaminhamento à rede sócioassistencial, quitação social e orientação em geral.

A dona de casa Maria Aparecida de Souza, 38, é deficiente e tem dificuldades em mobilidade. Casada e com duas filhas, fez o recadastramento e aguarda ansiosa o dia que será sorteada.

"Já Espero há muito tempo, e só agora tenho esperança, porque muitas famílias estão recebendo sua casa própria, quero agradecer à equipe do social que nos atende com tranquilidade e paciência em todos os momentos que precisamos. Quando eu for sorteada será o dia mais feliz da minha vida, e tenho fé que esse dia chegará logo", afirmou Maria.

De 23 de março de 2011 até janeiro de 2013 foram registrados 4.087 atendimentos, na sua maioria usuários da política de assistência social. O setor do Serviço Social do Departamento de Habitação fica localizado no CAM (Centro Administrativo Municipal), Bloco A. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3411-7660 ou no site www.dourados.ms.gov.br.

Legenda: A dona de casa Maria Aparecida faz recadastramento no setor social da habitação
Crédito: Kauhê Prieto

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados