Walter Carneiro Jr. é eleito presidente do Confaz-M

O secretário de Finanças e Receita de Dourados, Walter Carneiro Júnior, foi eleito nesta sexta-feira (22), por unanimidade, presidente do Confaz-M (Conselho de Secretários Municipais de Fazenda e Finanças) durante eleição ocorrida no plenário da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.


Waltinho Carneiro substituirá Walmir Arantes, de Três Lagoas, que estava no comando da entidade desde a sua fundação, há quatro anos.

Em discurso, Waltinho agradeceu o apoio recebido, dizendo ter ficado feliz por ter sido escolhido o porta-voz do Conselho, cuja diretoria, segundo ele, contempla todos os municípios do Estado.

"Acho que o Confaz-M é o fórum legítimo para discussões sobre as questões tributárias entre todos os secretários de Receita. Temos os mesmos problemas, as demandas são iguais, mas as soluções é que temos de buscar em conjunto", declarou o novo presidente, adiantando que pretende estabelecer um calendário periódico de reuniões a fim de encaminhar às atividades da entidade ao longo de seu mandato que vai até 2015.

Ele disse que a ideia é reunir o maior número de municípios possível, visando ampliar o poder de atuação do Confaz-M. "Acho que se não tivermos um time afinado, com cada um assumindo a sua posição, dificilmente alcançaremos os nossos objetivos", acrescentou Waltinho, destacando entre as propostas apresentadas a realização de treinamentos por meio de cursos técnicos aos secretários.

Segundo ele, a intenção é buscar uma articulação com os governos estadual e federal e tentar encontrar uma maneira de trazer recursos novos para os municípios que atualmente sobrevivem basicamente de repasses constitucionais, como o FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

Waltinho aconselhou os secretários a encaminhar soluções para que o Conselho possa formatar eventuais propostas e solicitações aos órgãos públicos nas esferas federais a fim de obter recursos para os municípios.

"Os desafios são enormes, sabemos das limitações financeiras dos municípios, mas sempre temos de estar motivados na busca de soluções. A figura do presidente é representada, mas sem o colegiado não alcançaremos nossos objetivos. Tenho a certeza que com o empenho de todos teremos muitas vitórias e conquistas", enfatizou, destacando a importância do Confaz-M como instrumento importante de apoio aos prefeitos.

O presidente disse que usará a sua experiência adquirida como secretário de Finanças da Prefeitura de Dourados para desenvolver as ações à frente do Confaz-M no papel de assessoramento aos prefeitos de Mato Grosso do Sul.

Além de Waltinho Carneiro, foram eleitos Silvano dos Santos Livramento (vice-presidente, de Rio Brilhante), Edenir Emídio Pedro (1º secretário, de Eldorado), Gilmarez Leal (2º secretário, de Inocência), Vanderley Derley Ben-Hur (1º tesoureiro, de Campo Grande), Júlio César Cabreira (2º tesoureiro, de Ribas do Rio Pardo), Rogério Câmara (Coordenador Técnico, de Ivinhema), Lincoln Roberto Pereira Conde (Coordenador Técnico Operacional, Bodoquena), Ricardo Henrique Zacarias, Assessor Técnico, de Ponta Porã), Gilmar Menegazzo (Assessor Técnico, de Três Lagoas), Rafael Oliveira (Assessor Técnico, de São Gabriel do Oeste).

Para o Conselho Fiscal foram eleitos Rufino Tigre (Coxim), Waléria Cristiane Andrade Leite (Corumbá), Adelvino Freitas (Naviraí), Paulo Rogério Souza Bernardes (Miranda), Kárita Leite de Souza (Alcinópolis) e Agnaldo Lopes (Maracaju).

Legendas
Novo presidente do Confaz-M, Waltinho Carneiro cumprimenta Walmir Arantes
Waltinho Carneiro discursa após ser eleito para a presidência do Confaz-M
Crédito: Fernanda França 

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados