CCZ mantém plantão para atendimento de ocorrências


O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Dourados, por conta da necessidade de atendimento em horários fora do expediente, vem mantendo o sistema de plantão de médicos veterinários e agentes de zoonoses, para prestar esse serviço.
De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, que coordena todo esse processo, levantamentos mostram a necessidade desses plantões como forma de resguardar as ações doutrinárias de vigilância em saúde, quanto ao controle animal.

Entre as ações durante os plantões, a equipe atende casos de animais soltos em vias públicas, promovendo o recolhimento, casos de pequenos animais atropelados, recolhimento de animais mortos e outras ocorrências.
Pelo demonstrativo de ocorrências dos plantões, em 2012 foram 262 atendimentos. Nos dois primeiros meses de 2013 já foram 43 ocorrências. Do total atendido em 2012, 95 (36,26%), foram classificadas como de atividade geral.
Com relação especificamente ao controle animal 52 (19,85%) estão relacionadas a animais alojados no CCZ e 39 (14,89%) relacionadas a animais soltos em vias públicas. Neste ultimo caso houve aumento seis para dez registros (40%).
O Diretor de Vigilância em Saúde, Eduardo Arteiro Marcondes ressalta que no caso dos animais nas ruas, evidencia a falta de responsabilidade dos proprietários que negligenciam a guarda de seus animais, expondo a população a riscos de acidentes, agressões e outros agravos. O telefone do CCZ é o 3411 7753.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados