Cido Medeiros defende presença do assistente social nas escolas públicas

O vereador Cido Medeiros (DEM) está solicitando ao prefeito Murilo Zauith (PSB) e à secretária municipal de Educação Marinisa Mizoguchi, a realização de estudos e posterior implantação do Serviço Social nas escolas da rede municipal. A proposta tem como objetivo sugerir a contratação de assistentes sociais para os estabelecimentos de ensino público.
"O Serviço Social nas escolas terá, dentre suas diversas atribuições, a função de atuar de maneira educativa, crítica e reflexiva, desenvolvendo ações voltadas para os alunos e seus familiares, considerando a realidade socioeconômica e cultural da comunidade onde vivem", afirma.

Para ele, muitos problemas poderão ser detectados, como a vulnerabilidade às substâncias ilícitas, atitudes e comportamentos violentos, fatores preocupantes nas escolas brasileiras. "Nos dias de hoje, meninos e meninas são destruídos em detrimento da dependência química e da violência, e a escola, na maioria das vezes, é um solo privilegiado para se entender e neutralizar esses fenômenos", opina.
Para Cido, nessa perspectiva é o profissional de Serviço Social que vem criar as possibilidades de construir uma ponte que permita interligar a família, a comunidade e a escola com a intenção de suprir as necessidades de toda a comunidade escolar.
"Sabemos que os educadores não são preparados academicamente, tampouco dispõem de tempo e condições para enfrentar e solucionar situações de alta complexidade como a falta de diálogo/comunicação entre escola e família, carência afetiva, consumo de drogas, gravidez precoce, exploração sexual, violência domestica, dificuldades de aprendizagem, dentre outras situações", menciona em sua justificativa.
Ele reforça ainda que os profissionais de Serviço Social, detendo conhecimentos teóricos e metodológicos específico, poderão desenvolver a tarefa de compreender e intervir positivamente na vida de cada aluno, além da competência para planejar, elaborar e executar projetos sociais e encaminhamentos em defesa do respeito dos direitos institucionais dos educandos.

Foto- Thiago Morais
Para o vereador Cido Medeiros, o papel da escola na formação de cidadãos não se limita às salas de aula 

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados