Funcionários do aeroporto de Dourados fazem curso com simulação de incêndio

Equipes do Corpo de Bombeiros, Samu (Serviço Móvel de Urgência) e do Aeroporto Municipal Francisco de Matos Pereira, além de diversas viaturas, foram envolvidas nesta quinta-feira em uma simulação de incêndio de aeronave com vítimas.

A simulação fez parte de um curso de formação para o Corpo de Voluntários de Emergência, com a finalidade de fornecer conhecimentos básicos e treinamento para atividades de prestação de primeiros socorros.


O curso aconteceu durante três dias e o encerramento foi nesta quinta, com a aula prática, simulando a situação de emergência. No ano passado a equipe já havia passado por um treinamento semelhante, mas essa prática deve acontecer anualmente.

Como determina a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), cada aeroporto deve implantar e manter o SREA (Sistema de Resposta à Emergência Aeroportuária), adequado ao tipo e ao porte de suas operações e capaz de responder em tempo hábil às emergências.

Por isso a necessidade de treinamento constante de socorro, transporte de vítimas, identificação com o tipo de ferimento, apoio para iluminação de emergência, distribuição de equipamentos, materiais e medicamentos.

A simulação realizada nesta quinta pelo 2º Subgrupamento de Incêndio do Corpo de Bombeiros em Dourados envolveu a queda aeronave e incêndio de uma aeronave quase na cabeceira da pista, com dez vítimas. A equipe de resgate teve de atravessar pelo fogo para prestar o socorro.

Foram utilizadas as duas viaturas dos bombeiros que atendem especificamente o aeroporto e acionadas uma UTI e o Samu. O treinamento só terminou depois após todas as vítimas estarem medicadas, estabilizadas e em transporte para o pronto-socorro.

O diretor do Departamento Aeroportuário de Dourados, Juliano de Almeida Domingos, disse que o curso teve excelente aproveitamento, principalmente por conta das abordagens na parte teórica e do realismo durante a simulação.

Ele explicou que todo o procedimento seguiu as determinações, a começar pelo fechamento do aeroporto para pousos e decolagens durante o exercício, garantindo segurança total aos participantes do evento e usuários da pista.

Juliano disse que essas formações são de extrema importância para os agentes aeroportuários, empresas aéreas e passageiros. Segundo ele, a determinação do prefeito Murilo é para que todos os esforços necessários sejam feitos para garantir a segurança das pessoas que utilizam o aeroporto de Dourados.

Legenda: Simulação de acidente com incêndio no aeroporto de Dourados envolveu bombeiros, Samu e equipe aeroportuária
Crédito: A. Frota

--
Prefeitura de Dourados
Assessoria de Comunicação Social
(67) 3411-7297/3411-7626
assecom@dourados.ms.gov.br
www.dourados.ms.gov.br

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados