Fwd: Dirceu Longhi defende a reestruturação da Agraer


O vereador Dirceu Longhi (PT) aproveitou a visita que a secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo Tereza Cristina fez à Câmara de Dourados, semana passada, para cobrar agilidade por parte da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) no processo de emissão das DAP's (Declaração de Aptidão ao Pronaf) para agricultores familiares e indígenas.

O governo federal tem disponibilizado diversos programas para o fortalecimento da agricultura familiar, como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). No PAA o governo compra diretamente do pequeno produtor os alimentos por ele produzidos, final de mercado, e distribui esse alimento a famílias carentes do município, Já o PNAE é um programa que possibilita a aquisição de alimentos adquiridos diretamente dos produtores utilizados na merenda escolar.
Dirceu lembra, no entanto, que para participar destes programas os agricultores necessitam da DAP. O vereador, que é o primeiro-secretário da Câmara, explicou à secretária que em Dourados, apesar do empenho e esforço dos servidores do órgão, essa relação fica comprometida pela desestruturação da Agraer. "A agência encontra-se com número defasado de funcionários e falta de estrutura de trabalho, o que retarda a emissão desta declaração".
Para Dirceu Longhi, o governo estadual, a exemplo do federal, precisa olhar com mais carinho esse segmento, "pois a agricultura familiar é que produz a imensa maioria dos alimentos postos na mesa do brasileiro. Precisamos de investimentos na agricultura familiar e indígena, precisamos de uma Agraer ativa, autossuficiente para atender às demandas necessárias destas famílias".
Após ouvir atentamente a observação e cobrança feitas pelo vereador Dirceu Longhi, a secretária Tereza Cristina se comprometeu em acelerar o processo de estruturação da Agraer, bem como a realização de concurso público para a agência, o que possibilitará um melhor atendimento aos pequenos produtores e indígenas do município.

Foto – Thiago Morais
Vereador Dirceu Longhi recebeu da secretária Tereza Cristina o compromisso de acelerar processo de estruturação da Agraer

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados