Marcelo Mourão propõe que Unidades de Saúde publiquem nomes e horários de plantonistas e chefia

Um projeto de lei apresentado à Câmara de Dourados pelo vereador Marcelo Mourão (PSD), e já aprovado, pretende tornar obrigatório que toda Unidade de Saúde do Município e hospitais conveniados coloquem, em lugar visível, um cartaz com o nome dos médicos plantonistas e o dia e o horário em que cada profissional deve estar prestando atendimento à comunidade.
A lei proposta por Mourão exige que a informação aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) seja completa. Além de informar o nome do médico, do número de registro profissional e especialidade, o cartaz deverá divulgar os nomes dos responsáveis administrativos e dos médicos responsáveis pela chefia de plantão, bem como os dias e horários dos plantões médicos.

De acordo com o vereador, "entre os muitos desafios que se colocam à administração pública em relação ao atendimento de saúde, a falta de informação não pode ser mais um entrave para o usuário do SUS, que já enfrenta muitos outros problemas". Para ele, "essa é uma medida simples, que ajuda e que não demanda custos ao Município, apenas boa vontade dos servidores".
Para Marcelo Mourão essa é uma medida que vai evitar problemas costumeiros e desnecessários nas unidades de saúde. "Estamos cansados de acompanhar discussões que acontecem em postos de saúde e em hospitais pela simples falta de informação ao paciente, que muitas vezes só precisa ser bem orientado para ficar mais tranquilo", salienta.
O autor da proposta destaca que "informar com qualidade e colocar essa informação ao alcance de todos é um dever do Município e um direito do cidadão; além disso, essa medida vai estreitar ainda mais a relação entre o paciente atendido e os atendentes, por isso esse projeto de lei é de fundamental importância".
O projeto ainda precisa ir à segunda votação na Câmara e depois segue para ser sancionada pelo prefeito Murilo Zauith (PSB), para então entrar em vigor. "Nós estamos acompanhando de perto o esforço do prefeito para melhorar o atendimento de saúde do município, de modo que temos certeza de que ele entenderá a importância dessa lei, que contribui significativamente para levarmos uma saúde de melhor qualidade à população", enfatizou Marcelo Mourão.
Foto - Thiago Morais
Vereador Marcelo Mourão quer garantir informações aos usuários do SUS

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados