Murilo vistoria limpeza de córregos na Cachoeirinha

Na manhã desta terça-feira o prefeito Murilo percorreu a Vila Cachoeirinha, onde a chuva provocou danos por conta de alagamentos e vistoriou os serviços emergenciais determinados por ele, principalmente nos córregos Água Boa e Rêgo d'Água. O prefeito pode verificar a gravidade do problema, detectando várias situações que contribuem para as inundações, entre elas esta o lixo.
Nas margens do córrego Água Boa, que passa aos fundos do bairro, havia há aproximadamente dez anos, uma grande favela, com mais de 200 famílias. Com a construção de moradias populares elas foram transferidas para as novas casas e a área, que é de preservação ambiental, foi isolada. Hoje aparecem as conseqüências, com o assoreamento e represamento do córrego, além do desvio do curso da água.

As equipes da prefeitura que estão desde segunda-feira trabalhando na limpeza do córrego encontraram todo o tipo de material em seu leito, até caixa d'água, tambores de 200 litros, sofás e outros objetos, sem contar com a grande quantidade de plásticos, incluindo garrafas peti. Como agravante, diversos galhos de árvores atravessam o leito, provocando a retenção do lixo e favorecendo o transbordamento.
O prefeito determinou a limpeza da extensão do canal em todo o trecho que passa pelo bairro, para que a água possa escoar com maior facilidade. Porém, a solução definitiva do problema está na travessia da BR-463, que não suporta o grande volume de água produzido em período de muita chuva, como a dos últimos dias. Passam por processo de limpeza ainda, todos os bueiros entupidos por conta do lixo e da lama.
Equipes de várias secretarias do município devem permanecer no bairro pelo menos até o fim da semana, atuando em diversas áreas, inclusive na assistência social, auxiliando as famílias que foram prejudicadas com os alagamentos, perdendo documentos e outros pertences. O Cras (Centro de Referência em Assistência Social) do bairro é a central de atendimento para essas famílias e também para doações de roupas, calçados, alimentos e até móveis.

Legenda 01: Murilo vistoria serviços na Cachoeirinha e observa a grande quantidade de lixo represando córregos

Legenda 02 – Máquinas e homens da prefeitura continuam no bairro até a conclusão da limpeza dos córregos

Fotos: A. Frota


--
Prefeitura de Dourados
Assessoria de Comunicação Social
(67) 3411-7297/3411-7626
assecom@dourados.ms.gov.br
www.dourados.ms.gov.br

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados