Prefeitura define novo calendário de ações contra a dengue

Prefeitura define novo calendário de ações contra a dengue

A Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Saúde definiu as ações que serão realizadas nos meses de março e abril durante a campanha "Dourados sem dengue depende de nós". O trabalho inclui mutirões nos bairros, área central e nos distritos, visitas domiciliares para eliminação de criadouros do mosquito transmissor da doença, panfletagem e borrifação de inseticida nos bairros com casos confirmados.

O secretário de Saúde Sebastião Nogueira disse que a determinação do prefeito Murilo ao definir a campanha "Dourados sem dengue", ainda no mês de janeiro, continua a mesma: manter o município longe da epidemia da doença que atinge Mato Grosso do Sul. "Precisamos conscientizar a população da necessidade de atuar constantemente no controle e prevenção da dengue, principalmente através da limpeza de suas casas e quintais", afirmou.

Médicos e enfermeiros de todas as unidades de saúde do município estão participando desde quarta-feira de um curso de capacitação sobre a dengue, no Plenário José Cerveira, no CAM (Centro Administrativo Municipal).

O treinamento termina nesta sexta-feira. Conforme o diretor de Vigilância em Saúde Eduardo Arteiro Marcondes, o objetivo é atualizar os profissionais sobre abordagens clínicas dos casos suspeitos de dengue e informá-los sobre o plano de contingência em caso de uma epidemia da doença, situação ainda não enfrentada pelo município de Dourados.

A capacitação é feita em parceria com a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). O infectologista e professor do curso de medicina Julio Croda e o próprio Eduardo Marcondes ministram as palestras aos médicos e enfermeiros.
No sábado, dia 2, os trabalhos serão realizados no Jardim Canaã III. Na segunda, dia, 4, será elaborado o LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti). Com base no resultado desse levantamento, que aponta o índice de infestação do mosquito da dengue por bairro, será feito um mutirão no dia 8.


Já no dia 11 as equipes de combate à dengue estarão no Parque Alvorada e no dia seguinte no Jardim Santo André e Piratininga.

No dia 13 as ações chegam à Vila Cachoeirinha e Chácara Caiuás. No dia seguinte o trabalho será feito no Terra Roxa e Canaã I e no dia 15 as equipes percorrem as residências do Altos do Indaiá e Jardim Santa Hermínia.

A campanha "Dourados sem dengue" continua no dia 16 de março, com mutirão no Parque das Nações I Plano e no dia 18 chega ao Jardim Guanabara e no Água Boa. No dia 19 as visitas domiciliares e demais ações acontecem no Parque Nova Dourados e no dia 20 no Jardim Flórida II. Os mutirões seguem até o dia 28 de março e continuam no mês de abril, com a programação definida já para esses dois meses.

AÇÕES COMPARTILHADAS
Em março a Secretaria de Saúde retoma as ações compartilhadas de vigilância em saúde, que neste período vão reforçar a campanha de combate à dengue, além de realizar os serviços que fazem parte do trabalho, como reforço de imunização, orientações sobre DST/Aids e combate a zoonoses. A primeira ação compartilhada será realizada nesta sexta-feira, no Jardim Canaã III.

Legenda: Diretor de Vigilância em Saúde fala a médicos e enfermeiros durante capacitação sobre dengue
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados