Prefeitura organiza ações de prevenção à tuberculose

No período de 18 a 28 de março o Departamento de Vigilância em Saúde de Dourados, através do Centro de Referência para Tuberculose e Hanseníase, vai promover diversas ações relacionadas à tuberculose, como meio de lembrar o dia mundial de combate a doença – 24 de março.

Conforme a programação, a campanha prevê orientações sobre sinais e sintomas da doença, com recados nas igrejas, em reuniões nas comunidades, palestras nas unidades de saúde e escolas; busca de casos entre grupos de maior vulnerabilidade e, visita a doentes e familiares.
O Departamento de Vigilância lembra que, apesar do declínio da doença no mundo foram registrados em 2011 no Brasil, 73.778 casos, com 4,6 mil óbitos. Em Dourados, foram notificados 81 casos em 2012 e foi observada uma discreta queda em relação ao ano anterior. Em Mato Grosso do Sul a principal causa de morte em pacientes com HIV positivo é a tuberculose.
O setor de saúde destaca que no caso da tuberculose, iniciar o tratamento não é suficiente para resolver o problema. O paciente precisa ser acompanhado, através de um tratamento diretamente observado por profissionais e, é fundamental para o sucesso do processo de cura, que o paciente não abandone o tratamento.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados