Saúde intensifica ações contra a dengue por conta das chuvas


A Prefeitura de Dourados, através dos setores responsáveis, vem intensificando as ações de combate a dengue por conta das chuvas, e alerta a população a respeito desse agravante. De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, muita água fica acumulada em recipientes, que podem se transformar em foco do mosquito que transmite a doença.
Do dia 14 até ao fim da semana passada, pelo menos oito mil domicílios foram visitados pelos agentes de saúde, onde foram identificados e eliminados em torno de cem focos. As equipes estiveram no Canaã I, Colibri, Parque das Nações I, Jardim Flórida II, Vila Lili, Izidro Pedroso e, na sexta-feira (22), em toda a região da Vila Hilda.

Nas primeiras semanas Dourados apresentava a posição 59, entre os 78 municípios do estado em índice de notificações para 100.000 habitantes. Nas semanas seguintes passou à 52ª e, nas ultimas semanas se mantém na 62ª posição, com um fator relevante, que é a diminuição do percentual de positividade em relação ao número de notificações.
Entretanto, como esclarece a Vigilância em Saúde, a chuva é um fator extremamente preocupante e a conscientização dos moradores da importância da limpeza nos imóveis deve ser constante, porque o risco de uma epidemia é iminente se não haver a colaboração de todos.
Relatórios da Secretaria Municipal de Saúde revelam que neste ano já foram abordadas diretamente, 19.899 pessoas em todas as áreas da cidade, por meio de palestras, orientações e abordagem individuas nas vias públicas. Porém, a determinação do prefeito Murilo é para que o empenho das equipes seja constante.

Legenda: Na Vila Hilda agentes vistoriaram tudo o que pode se transformar em criadouro do mosquito da dengue
Foto: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados