Campeã BRASILEIRA regional de judô é aluna em projeto de extensão da UFGD

 O judô é um esporte tradicional do Japão, que proporciona uma formação completa ao atleta: traz condicionamento físico, fortalece a musculatura, desenvolve a concentração, estimula o respeito entre professor (sensei) e os alunos. Por todas essas qualidades, o judô é a arte marcial mais adequada para ser ensinada às crianças.
Erica Gomes Rodrigues começou a treinar judô com 9 anos. Ela foi campeã estadual diversas vezes e, representando a seleção de Mato Grosso do Sul, alcançou o 3º lugar em nível nacional na sua categoria.


Com 15 anos, Erica começou a ensinar judô para crianças de diferentes de idades. Mesmo já sendo graduada para ser sensei, ela ingressou no curso de Educação Física da Universidade Federal da Grande Dourados, buscando complementar sua formação.
Ela avalia que o curso de Educação Física complementou sua atividade profissional, e um dos conhecimentos que mais fez diferença no seu trabalho foi sobre as fases do crescimento do corpo e da psique humana. “O judô é uma arte marcial e a sua forma de ensino é baseada num modelo militarizado, tem uma hierarquia, uma tradição, e para um treino de alto rendimento, para formar atletas, existe um padrão a ser seguido e todos devem se adaptar ao treino. Hoje eu faço o treino se adaptar aos alunos, com uma didática que atende a fase de cada criança, seu corpo e sua maturidade”, conta Erica.
 “Eu costumo dizer que só depois de entrar no curso de Educação Física eu realmente me tornei professora. Porque uma coisa é dominar a técnica do judô, saber a filosofia de um esporte, outra coisa é saber passar esse conhecimento para os alunos”, afirma a sensei Erica.
Além da nova didática de ensino, a universidade está proporcionando uma nova experiência para Erica. Sob a orientação do professor doutor Manuel Pacheco, ela está dando aulas para  uma turma de 15 crianças, formada por alunos de escolas públicas, atendidos por meio do projeto de extensão “Judô para melhorar o desenvolvimento e aprendizagem das artes marciais PROEX/UFGD”.  
Aluna campeã
Os resultados do projeto já estão aparecendo. Camila de Souza Lopes dos Santos é uma das atletas infantis do projeto de extensão da PROEX/UFGD.
Camila é integrante da seleção de Judô de Mato Grosso do Sul, e neste mês de maio disputou o Campeonato Brasileiro Regional - Região IV. A menina fez três lutas, sendo vencedora em todas por Ippon, que é a pontuação máxima do judô. Assim, ela foi campeã regional na categoria sub-13, para atletas de até 34 quilos.
É importante ressaltar que Camila foi campeã numa disputa em que estavam reunidos atletas de seis seleções: do Distrito federal, do Mato Grosso, Tocantins, Roraima, Goiás e Mato Grosso do Sul. Agora, Camila está classificada para o Brasileiro Final de Judô, que acontecerá em agosto, em João Pessoa-PB.


_________________________________________________________

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados