Dourados participa de plenária estadual da Economia Solidária

O município de Dourados participa com 12 representantes da Plenária do Fórum Estadual de Economia Solidária, neste sábado e domingo em Campo Grande. Na plenária serão eleitos os representantes que participarão do Fórum Brasileiro, em Brasília. Um representante de Dourados fará parte da caravana. Ele será escolhido no encontro deste fim de semana.

No âmbito municipal, a Economia Solidária é coordenada pela Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio. A proposta do prefeito Murilo é retomar o movimento nos moldes de quando foi referência no Brasil.

Para isso, segundo a gerente do Núcleo de Comércio Andreia Yamamoto, a prefeitura está fazendo parcerias com as universidades para a incubação dos empreendimentos. "A qualificação e capacitação das pessoas para desenvolver bem os seus empreendimentos é o nosso foco", afirma Andreia.


As ações são discutidas no Fórum Municipal, que acontece mensalmente, toda quinta-feira, às 8h, na sala de reuniões da secretaria. O fórum é aberto para a participação inclusive dos interessantes em entrar na rede.

Nessas reuniões é discutida a organização do movimento e feito o planejamento das ações. Os membros e parceiros da Rede de Economia Solidária de Dourados também discutem o fomento à comercialização da produção dos pequenos negócios.

"A Economia Solidária é um movimento muito importante na cidade, que gera renda nos bairros com pouco investimento, melhorando a qualidade de vida das pessoas. A prefeitura trabalha para apoiar e desenvolver esta atividade. A melhoria de vida nos bairros é um dos focos do prefeito Murilo", afirma a secretária de Agricultura, Indústria e Comércio Neire Colman.

A Economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano e não do capital. Tem base associativista e cooperativista, e é voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços de modo autogerido.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados