Festa do Pé de Soja Solteiro


O município de Laguna Carapã (MS) está com tudo pronto para a 4° edição do Ranking de Produtividade da Soja safra 2012/2013, premiação voltada aos produtores de soja de Mato Grosso do Sul e estados próximos. O evento acontece entre os dias 19 e 22 de abril, no parque de exposições da cidade e já é tradicional, principalmente por um concurso bastante original, o do Pé de Soja Solteiro, onde são contadas as vagens dos pés de soja cultivados individualmente. O pé mais produtivo garante a premiação ao produtor.
De acordo com o prefeito de Laguna Carapã, Itamar Bilibio, a tradição da festa, integrante da Feira Agropecuária de Laguna Carapã é importante para a cidade, que ganha visibilidade e visitantes de outras regiões. “Esta competição é esperada por todos da cidade, em especial os produtores, já que é uma tradição de Laguna Carapã. O evento atrai produtores e visitantes de outras cidades e até mesmo do Mato Grosso e do Paraná, que sempre confirmam presença em nossas exposições”, destacou o prefeito.
Bilibio declarou que na festa deste ano a perspectiva é de que o número de vagens seja superior ao colhido em 2012 e explicou como ocorre a avaliação do pé de soja solteiro.“O pé de soja solteiro é uma competição saudável, onde o produtor cultiva um único pé de soja e dedica seu tempo para que este pé cresça e produza. A família toda acaba envolvida, procurando maneiras de adubar, manter o pé de soja alto e firme, construindo andaimes para segura-lo e buscando explorar ao máximo o potencial de produção de vagens deste pé. Na primeira competição, foram colhidas cerca de 1.060 vagens e no ano passado, o vencedor teve mais de 17 mil vagens produzidas em um único pé de soja. Temos certeza que este número será superado neste ano”, explica.
Em 2012, produtores do Mato Grosso e Paraná, além de Mato Grosso do Sul, participaram da competição e a premiação foi para o estado vizinho, Mato Grosso. “Esperamos triplicar o número de participantes locais este ano e desejamos que a premiação seja para um sul-mato-grossense”, afirma Bilibio.
A competição faz parte do calendário de festividades em alusão ao aniversário de Laguna Carapã, que em 2013 completa 21 anos de emancipação, e terá a participação da diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul). A festa e premiação do Pé de Soja Solteiro acontece no domingo (21), das 08h às 17h, no parque de exposições Pé de Soja Solteiro e os melhores colocados serão contemplados com TVs e uma moto 0 km. ( Dourados Agora )

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados