Elias Ishy que sala de tecnologia funcionando em Dourados


O vereador Elias Ishy (PT) afirma que a substituição de professores por estagiários nas STEs (Salas de Tecnologias Educacionais) da Reme (Rede Municipal de Ensino) é um retrocesso na educação municipal. A decisão unilateral da prefeitura de trocar os professores capacitados por estagiários esta em implantação à revelia de todos aqueles que defendem uma educação de qualidade.
Desde 2007 Dourados contava com essas salas equipadas com recursos de informática por meio dos quais professores devidamente capacitados para esta área ministravam as aulas. No início deste ano, contudo, o prefeito resolveu trocar esses docentes por estagiários, o que provocou descontentamento geral entre a comunidade escolar.

"A iniciativa do prefeito Murilo Zauith é um retrocesso", segundo Ishy. O parlamentar lembra que as STEs foram implantadas com apoio do governo federal, que investiu em equipamentos e na capacitação dos professores, como parte do Proinfo (Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional). Esse investimento foi condicionado a uma contrapartida do município, que deveria disponibilizar pessoal para a atividade, exigência que a prefeitura está desrespeitando desde o início deste ano.
Segundo o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) de Dourados, desde 2007 que os educadores vêm sendo capacitados. O município realizou um processo de seleção entre professores com conhecimento em Tecnologias de Informação. A função professor de Salas de Tecnologias foi criada no PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remunerações) da categoria.
No início de março o vereador Elias Ishy encaminhou requerimento à prefeitura e à Secretaria de Educação cobrando informações referentes ao fechamento das Salas de Tecnologias das escolas municipais; em resposta a Secretaria reafirmou que sua decisão, respaldada pelo prefeito, era de que as Salas de Tecnologias seriam reabertas com estagiários no lugar dos professores.
O vereador Ishy garantiu que diante das informações levantadas e junto com o Simted, APMs (Associações de Pais e Mestres) e outros parceiros, continuará tentando sensibilizar o governo municipal à rever esta decisão aparentemente equivocada de trocar professores por estagiários.  

Legenda –
Vereador Elias Ishy afirma que as Salas de Tecnologias Educacionais adequadamente utilizadas são um avanço na educação (Foto: Divulgação)

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados