Prefeitura de Dourados define programação dos Jogos Escolares Indígenas


A Prefeitura de Dourados através da Funed (Fundação de Esporte de Dourados) está elaborando a programação dos JEI's (Jogos Escolares Indígenas) que serão realizados na Vila Olímpica da reserva, nos dias 17 e 18 deste mês. A competição faz parte das comemorações do Dia do Índio, em 19 de abril.

De acordo com Jânio Cesar Amaro, diretor de esportes da Funed, a Semana dos Povos Indígenas – como foram denominadas as disputas esportivas e culturais – será realizada entre nove escolas, sendo oito municipais e uma estadual, e dividida em duas modalidades de séries escolares: de 1ª à 5ª e de 6ª à 9ª. As premiações serão troféus e medalhas aos campeões e vices nos jogos coletivos e medalhas nas competições individuais.


O diretor-presidente da Funed Antonio Coca explica que na área esportiva a responsabilidade pela organização é da fundação e da Secretaria de Esportes de Itaporã. Já a área cultural será coordenada pelas secretarias de Educação de Dourados e de Itaporã, enquanto a realização do concurso Miss Indígenas, no ginásio de esportes da Vila Olímpica, fica a cargo da Unigran. Na sexta-feira teve uma reunião na Funed para definir os detalhes, com a participação de representantes da Funai e da Força Nacional, que atua na segurança das aldeias.

Nas modalidades de esporte coletivo haverá torneio de futsal e de futebol suíço masculino e feminino enquanto no individual haverá lutas de solo masculino, lança masculino e feminino e cabo da paz misto.

Legenda: Jogos indígenas acontecem nos dias 17 e 18 deste mês, na Vila Olímpica
Crédito: ASSECOM

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados