Prefeitura de Dourados mantém alerta contra a dengue

Há três semanas a Secretaria de Saúde vem registrado queda nas notificações de dengue em Dourados. Mesmo com a redução dos casos suspeitos, a prefeitura mantém as ações da campanha "Dourados sem Dengue", determinada no início do ano pelo prefeito Murilo. Equipes de agentes fazem a vigilância com campanhas de conscientização, visitas, intervenções, mutirões e todo o trabalho necessário para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Nesta sexta-feira foi organizado o Dia D de combate à dengue no Jardim Água, bairro onde o índice de notificações é maior. A ação envolveu em torno de 120 pessoas, incluindo agentes de saúde, soldados do Exército Brasileiro e funcionários de empresas parceiras, como a Usina São Fernando.

 
As atividades começaram a ser desenvolvidas logo nas primeiras horas da manhã, por uma equipe de plantão no CSU (Centro Social Urbano), para orientar e distribuir material informativo às pessoas que estavam no local. Em todo o bairro houve visitas domiciliares e coleta de materiais que servem de depósito de água, principalmente pneus velhos.

Antonia Benoni de Menezes foi uma das moradoras que receberam os agentes em casa. Todo o quintal foi vistoriado e a moradora foi orientada a tomar cuidados com vasilhames encontrados na residência e a manter o imóvel limpo. Ela agradeceu a presença da equipe e comentou que a ajuda com orientações sempre é muito importante.

Em março foram realizados mutirões na Vila Matos, Jardim Clímax, Jóquei Clube, Jardim Carisma, BNH IV Plano, Residencial Pelicano, Vila Industrial, Parque do Lago, Jardim Universitário, BNH III Plano, Maracanã, Parque dos Jequitibás, João Paulo II e Jardim Colibri.

O diretor de Vigilância em Saúde Eduardo Arteiro Marcondes, informou que se comparado há três semanas, com 514 notificações, a redução foi significativa, já que foram confirmados apenas 57 casos suspeitos na semana atual. Por conta dessa queda, Dourados ocupa o 65º lugar entre os 78 municípios do Estado em registro de possíveis casos.

Para o secretário de Saúde Sebastião Nogueira Faria, a redução significativa e constante dos casos notificados nas últimas semanas não deve ser motivo de comemoração, mas sim de manutenção das ações contra a dengue para que a incidência de casos continue caindo, assim como o risco de uma epidemia.

"O prefeito Murilo determinou atenção constante da nossa parte, por entender que se trata de saúde preventiva e a prefeitura é responsável por isso", destacou o secretário, completando que é de extrema importância também a conscientização dos moradores sobre limpeza dos imóveis e sobre os riscos que a população pode enfrentar no futuro, sem a colaboração de todos.

Legendas:
Agente de endemias e soldado do Exército vistoriam quintal no Dia D contra a dengue no Água Boa
Equipes se preparam para mutirão contra a dengue; prefeitura mantém alerta mesmo com redução dos casos
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados