Prefeitura é parceira na qualificação de pessoal de supermercados

A Prefeitura de Dourados é uma das parceiras no trabalho de requalificação do pessoal empregado nos supermercados, feita pelo Prodesuper (Programa de Desenvolvimento dos Supermercados Sul-Mato-Grossenses), Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), ENS (Escola Nacional e Supermercados) e Abras (Associação Brasileira de Supermercados).


Os cursos começaram dia 22 deste mês e terminam nesta segunda-feira, no auditório do Senac em Dourados. Durante toda a semana, funcionários de supermercados participaram de vários cursos e palestras sobre temas variados da área. É a primeira vez que Dourados tem capacitação desse tipo.

Para o consultor de varejo Ivan Michaltchuk, que aplicou o curso, o desafio da produção no país em várias áreas é reduzir as perdas para aumentar a margem de lucro das empresas. Isso ocorre também na área de supermercados.

Segundo ele, o lucro líquido de um supermercado é de 2,5% em média, enquanto as perdas somam 2,33%. Então, a solução é aprimorar a gestão com requalificação profissional. O outro consultor que ministra o curso é Márcio Gonçalves de Souza.

A qualificação profissional é um dos focos principais da gestão do prefeito Murilo, tanto que logo no início já foi criado o programa Qualifica Dourados. O prefeito entende que a qualificação de pessoas é um passo importante para que a cidade receba mais investimentos empresariais e se desenvolva em ritmo acelerado.

Murilo lembra que ao planejar investimento em uma cidade, a empresa observa vários aspectos primordiais, entre eles a mão de obra. "Somos uma capital regional, temos ótima logística e boa infraestrutura, mas devido ao crescimento econômico têm faltado trabalhadores. Estamos resolvendo isso. Investimos muito em formação e capacitação de pessoas para que elas possam ocupar os bons empregos que a cidade vai gerar e, consequentemente, melhorar a vida de suas famílias", afirma Murilo.

Legenda: Curso de capacitação do pessoal de supermercados termina nesta segunda-feira
Crédito: Dênes de Azevedo

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados