Prefeitura orienta empresários de Dourados sobre licitações

Hoje a maioria das licitações de órgãos públicos federais e estaduais realizadas em Dourados é vencida por empresas de outras cidades e Estados. Há ainda baixa participação das empresas da cidade.

A secretária de Agricultura, Indústria e Comércio Neire Colman lembra da importância da participação das empresas locais nessas licitações. Mas, ela ressalta a necessidade da empresa estar preparada, como todas as documentações em dia.


"Além da documentação em dia, o empresário precisa estar atento, olhando sempre os diários oficiais do município, do Estado e da União", diz Neire. As licitações, segundo a secretária, estão cada vez mais comuns também na iniciativa privada. "Portanto, as empresas têm de estar preparadas para esta modalidade de negócio, que pode representar uma fatia muito importante no faturamento", acrescenta.

Recentemente, numa recepção a empresários de Dourados, o comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, general Lourival Carvalho e Silva, lembrou que a maioria absoluta das licitações no âmbito da brigada é vencida por empresas de outros Estados. Citou o caso do fornecimento de refeições, que é feita por uma empresa do Nordeste. O general convidou os empresários locais para também participar das licitações.

Assim, como o caso do Exército, outros órgãos federais e estaduais fazem licitações permanentes. "Hoje, os diários oficiais, onde são publicados os avisos de licitações, têm edições online, podendo ser acessados de qualquer lugar do país", diz Neire. As áreas onde há mais oportunidades são o comércio e os serviços.

Para participar de licitações as empresas precisam estar com a documentação de constituição atualizada. Além disso, não pode ter dívidas ou pendências fiscais, tributárias e trabalhistas com o município, Estado ou União. Também não pode ter pendências judiciais. Assim, a empresa terá todas as certidões que a habilitará para participar dos certames, em todas as suas modalidades.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados