Quatro mil fizeram recadastramento da casa própria até agora

O recadastramento para a casa própria, iniciado em fevereiro deste ano pelo Departamento de Habitação, seguindo determinação do prefeito Murilo, chegou a quatro mil pessoas até agora. O prazo dado pela Prefeitura de Dourados para renovar a inscrição termina no dia 20 de maio.

Apesar de todo o trabalho que vem sendo realizado pela prefeitura, tanto na sede do departamento quanto nos bairros e nos distritos, o número é considerado baixo, já que existem pelo menos 18 mil pessoas inscritas na fila da casa própria.


O diretor do Departamento de Habitação Toninho Cruz, informou que atualmente são preenchidas em média 120 fichas por dia, um índice considerado baixo se levado em conta o volume de pessoas que estavam até então na fila de espera. "A gente esperava uma procura maior", afirmou.

Conforme os mais recentes levantamentos, 5.516 fichas foram preenchidas até agora, sendo 1.465 de cadastros novos e 4.051 de cadastros renovados. Destes, em torno de mil inscrições são de pessoas idosas e o restante inclui deficientes, mulheres chefes de família e demais famílias que se enquadram nos programas de habitação popular.

Para intensificar a busca aos candidatos à casa própria que estavam na fila de espera, a prefeitura está atendendo nos distritos, já tendo passado por Vila Vargas, Vila Formosa e Picadinha. Nesta sexta-feira uma equipe do Departamento de Habitação passa o período da manhã na escola Firmino Vieira, em Macaúba.

Os bairros de Dourados também estão recebendo as equipes da Habitação. Nesta quarta-feira o trabalho foi no Cras da Vila Cachoeirinha e dia 10 será no Cras do Jardim Água Boa. Durante a semana ocorre o atendimento normal no Departamento, no CAM (Centro Administrativo Municipal), que ainda mantém plantões em alguns finais de semana. O próximo plantão será no dia 13 deste mês.

Toninho Cruz lembra que a iniciativa do recadastramento partiu do prefeito Murilo, por conta do grande número de pessoas sorteadas que não compareciam para finalizar o recebimento da casa. "Isso provocava uma série de transtornos, já que sorteios complementares precisavam ser feitos".

O Departamento de Habitação fica no bloco A do CAM, na Rua Coronel Ponciano, 1.700, Parque dos Jequitibás. Funcionários do setor estão à disposição dos moradores das 7h às 17h de segunda à sexta e nos plantões previamente anunciados.

Legenda: Recadastramento de pessoas que esperam pela casa própria segue até 20 de maio; procura é baixa até agora
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados