Saúde organiza Dia D de combate a dengue no Jardim Água Boa

Buscando intensificar as ações contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Dourados através da Secretaria Municipal de Saúde organiza para sexta-feira (5), o Dia "D", de combate à dengue, no Jardim Água Boa.
A intenção é alertar e conscientizar a população quanto a necessidade de destruir possíveis criadouros do mosquito e com isso evitar a ocorrência de uma possível epidemia da doença.
O bairro foi escolhido por apresentar maior incidência de pessoas notificadas com sintomas da dengue, levando-se em conta as regiões que apresentaram altos índices de casos da doença em anos anteriores.

Toda a equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), além de outros setores da sociedade, como Usinas e Exército, unirão força nesse trabalho, auxiliando nas ações de identificação e destruição de eventuais criadouros do mosquito.
Na região também serão realizados bloqueios químicos, visando eliminar a forma adulta do mosquito e chamando a atenção dos cidadãos para a necessidade do empenho e consciência de todos no combate à doença.
A dengue é uma doença febril aguda, que pode ser de curso benigno ou grave, dependendo da forma como se apresenta. Atualmente é a mais importante arbovirose que afeta o ser humano, e constitui-se em sério problema de saúde pública no mundo.
A doença ocorre e se dissemina especialmente nos países tropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti, principal mosquito vetor.
Como a proliferação depende de acúmulo de água parada, o período chuvoso, como ocorre atualmente, é bastante delicado e por isso a necessidade de atenção e cuidado redobrados, além de maior conscientização por parte da população.

Legenda: Saúde intensifica combate à dengue e alerta sobre as chuvas.
Foto: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados