Tapa-buraco avança para acessos a bairros de Dourados


Após concluir o serviço nas principais vias da área central, a Prefeitura de Dourados inicia a operação tapa-buraco emergencial nas ruas de acesso aos bairros. O serviço foi iniciado na semana passada, por determinação do prefeito Murilo, para recuperar os trechos mais críticos, castigados pelo excesso de chuvas das últimas semanas.

Por conta do período de chuva, grande parte das ruas ficou totalmente danificada, principalmente onde a pavimentação está desgastada em função de o asfalto ter sido feito há muitos anos.

A ação em caráter de emergência foi determinada pelo prefeito para melhorar as condições de tráfego, até que o município esteja em condições de resolver definitivamente o problema, com o recapeamento das principais ruas e avenidas, onde o asfalto está completamente deteriorado.


Nesta semana a prefeitura aumentou as equipes nas ruas para fazer o serviço de tapa-buraco. Nas avenidas Marcelino Pires, Joaquim Teixeira Alves e Antonio Emílio de Figueiredo, que são vias centrais, o tapa-buraco já foi concluído. Nesta quinta-feira deve ser concluída também a Avenida Weimar Gonçalves Torres e, em dois dias termina também a recuperação na Rua Ponta Porã.

Paralelo a essas áreas, a prefeitura está atuando também na região do Grande Água Boa, concluindo o serviço no quadrilátero entre as ruas Pedro Rigotti-Maria de Carvalho (antiga W-6) e Cafelândia-Rio Brilhante. Uma equipe está também na região do Parque do Lago, especificamente na Rua Lindalva Marques Ferreira.

Na próxima semana a prefeitura inicia outra etapa dessa operação, que é a restauração de pontos onde existem os chamados borrachudos, Nesses locais a umidade levantou a pavimentação, o que provoca ondulações na via. Estão incluídos inicialmente nessa recuperação as ruas Mozart Calheiros (W-05), Josué Garcia Pires (W -11), Frei Antonio (W-17) e a Via Parque, na Vila Cachoeirinha.

De acordo com o prefeito Murilo, a situação do asfalto em Dourados só será resolvida com o recapeamento, já que as vias mais problemáticas foram asfaltadas há mais de 15 anos e estão com o tempo de vida útil totalmente extrapolado, ou seja, a deterioração não permite mais o tapa-buraco.

A grade expectativa é quanto à liberação de R$ 49,91 milhões, através de projeto encaminhado pelo prefeito ao Ministério das Cidades e mais a contrapartida de R$ 2,8 milhões, para investimentos em melhorias de vias urbanas, incluindo asfalto novo e recapeamento, sinalização e outros serviços.

O dinheiro é de financiamento feito pelo município, para pagamento a longo prazo, e que vai trazer benefício direto para pelo menos, 30 mil pessoas. De acordo com o projeto, serão 59 mil metros de extensão em pavimentação nova e 97 mil metros de recapeamento.

Legenda: Prefeitura de Dourados mantém tapa-buraco e avança para as ruas de ligação aos bairros
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados