Audiência pública nesta segunda discute transporte coletivo em Dourados

A Prefeitura de Dourados promove nesta segunda-feira às 19h, na Câmara de Vereadores, a audiência pública sobre o transporte coletivo urbano. Através da Secretaria de Serviços Urbanos, o prefeito Murilo quer debater o panorama atual do transporte público urbano e avaliar o melhor modelo de transporte para a cidade.

Conforme o secretário de Serviços Urbanos Luis Roberto Martins de Araújo, a audiência é mais uma etapa antes da abertura da concorrência pública para a contratação da empresa que vai explorar o transporte coletivo na cidade. A concessão da Medianeira vence neste ano. "Por determinação do prefeito Murilo, já fizemos a pesquisa sobre a qualidade do serviço e agora vamos promover a audiência pública".


A audiência é organizada em conjunto com a empresa Edson Marchioro Arquitetura, Urbanismo e Engenharia, de Caxias do Sul (RS), contratada pela prefeitura para realizar também a pesquisa. Durante a audiência será divulgado o resultado da consulta feita aos usuários do transporte coletivo.

Como neste ano vence o contrato com a Medianeira, por lei é necessário um procedimento de consulta e debate, envolvendo a população, antes da oficialização do processo de escolha de quem que vai fazer o transporte urbano. O resultado da pesquisa vai apontar se há ou não necessidade de uma ou mais empresas operando na cidade.

A pesquisa questionou os pontos positivos e negativos do atual sistema, buscando fazer um diagnóstico do serviço prestado, para implantar melhorias que possam resultar em mais qualidade do transporte coletivo. Pelo menos 60 pessoas trabalharam por uma semana nos pontos e dentro dos ônibus em Dourados, ouvindo os passageiros.

De acordo com Luis Roberto, a contratação do serviço especializado para apontar os gargalos do transporte coletivo urbano foi o primeiro passo da atual administração para a remodelação do sistema, de forma planejada. As mudanças vão incluir rotas, horários, condições dos ônibus e diversos outros itens apontados pelos passageiros durante a consulta.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados