Campeões da Raça Nelore Zebu são definidos na 49ª Expoagro

A MR Julgamentos Informatizados divulgou nesta sexta-feira (17) os resultados finais dos julgamentos da Raça Nelore Zebu que aconteceram desde o dia 14 na pista de julgamentos do Parque João Humberto de Carvalho, durante a 49ª Expoagro (Exposição Agropecuária de Dourados).
A classificação final apontou com expositor na primeira colocação a Jatoba Agricultura Pecuária Indústria S/A, com sede na fazenda Baunilha, em Itaquiraí, sul de Mato Grosso do Sul. Em segundo lugar ficou José Pedro de Souza Budib, de Campo Grande, e em terceiro Cícero Antônio de Souza, de Terenos.
Como criador melhor colocado também ficou a Jatoba Agricultura Pecuária Industria S/A, seguido por York da Silva Correa, de Maracaju, e Cicero Antonio de Souza, de Terenos.
Nestas duas classificações, brilhou mais uma vez a estrela do criador Carlos Muradas, premiado recentemente em Uberaba (MG) e tido desde o início como favorito para esta exposição. Depois de cinco anos sem participar da feira em Dourados, ele trouxe 38 cabeças de gado este ano.
Na classificação final de matrizes e reprodutores ficaram os animais Halina FIV do Mura, fêmea que conseguiu índice de 1.329,33. O macho reprodutor primeiro colocado foi Basco da SM, com índice de 2.528,24.

A atração destes julgamentos é sempre ver quem vai ser o macho e a fêmea campeões da feira. Na 49ª Expoagro, a fêmea Grande Campeã foi Bonatta FIV da 42, do expositor Cicero Antônio de Souza. O resultado de Reservado Grande Campeã ficou com Manitoba FIV do Mura, da Jatoba.
O Grande Campeão Macho foi o animal Mirthes FIV do Mura, da Jatoba. O Reservado Grande Campeão foi o animal Reinado FIV GC da SL, do expositor Ariosto Luiz Barbieri, de Terenos.
O grande prêmio para os criadores desta raça são as pontuações nos rankings nacionais e estaduais que elevam o preço dos animais no mercado, bem como a valorização de seus reprodutores e matrizes. Na exposição, porém, o prêmio são troféus.
Participaram 253 animais da raça na mais variadas idades, divididas entre 143 fêmeas e 110 machos. Foram também 31 expositores participando do plantel. O jurado foi Marcelo Ricardo de Toledo, da cidade de Brasília (DF). O médico veterinário responsável pelas avaliações dos animais foi José Antonio Menegati. Os índices aguardam ser aprovados pela ACNB (Associação de Criadores de Nelore do Brasil). Os demais resultados podem ser conferidos nos sites da Nelore MS e Nelore Brasil.
Foram julgados animais nas categorias Bezerro, Junior Menor, Junior Maior, Touro Jovem e Touro Sênior para machos, e Bezerra, Novilha Menor, Novilha Maior, Fêmea Jovem e Fêmea Adulta para fêmeas. Entre as avaliações estão a carcaça, aprumo, racial, precocidade e outros.

Foto: DHE Produções
Legenda: O Grande Campeão Macho foi o animal Mirthes FIV do Mura, da Jatoba


Luiz Radai
Jornalista

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados