Com escritura de imóveis, moradores planejam reforma


As cem famílias que receberam a escritura de seus imóveis nesta terça-feira, entregues pelo prefeito Murilo, já pensam em aproveitar que agora são proprietárias de fato e de direito das casas para investir na reforma. "Sempre pensei que assim que conseguisse a regularização da minha casa meu objetivo era fazer um financiamento para reformar do jeito que sempre planejei. Demorou um pouco, mas agora esse sonho será realizado", disse Sueli Assis, 45, moradora no Canaã III há 17 anos.


Sueli e é uma das cem pessoas que receberam a escritura entregue pelo prefeito Murilo, beneficiando moradores dos bairros Estrela Poravi II, Canaã I, III, IV e V, Vila Naná, Vila Esperança, Estrela Hory, Vila São Brás e Vila Cachoeirinha. O trabalho de regularização continua e o prefeito quer escriturar cinco mil imóveis distribuídos nas últimas três décadas e que nunca foram regularizados.

A cerimônia de entrega foi realizada no Plenário José Cerveira, no CAM (Centro Administrativo Municipal), na presença de dezenas de moradores dos bairros contemplados nesta etapa. Murilo abriu o evento entregando a primeira escritura para Luzia Souza dos Santos, residente no Canaã IV.

Para a aposentada Eva Becker Lopes, 73, que reside há sete anos na Vila São Brás, ter a escritura do imóvel vai garantir a sua tranquilidade. "Comprei a casa de uma outra pessoa há sete anos, que hoje nem mora mais em Dourados, e isso era uma grande preocupação. Agora em meu nome, além de ter tranquilidade, vou poder fazer algumas reformas, que sempre desejei", disse ela.

O pedreiro Nelson Rodrigues da Silva, 48, que reside no Canaã II há 12 anos, também comemorou a escritura da casa em seu nome. "Agora vou poder fazer o que desejar na casa, sem se preocupar em perdê-la um dia. Foi a melhor coisa que a prefeitura podia fazer por nós".

A presidente da Associação de Moradores da Vila Cachoeirinha Silvia Helena da Conceição, a Preta, lembra que a escritura dos imóveis era tudo que os moradores reivindicavam. "É um sonho antigo de alguns moradores do bairro que moraram há muito tempo no imóvel. Em muitas vezes compraram de terceiros e não tinham como regularizar. Agora a prefeitura vem regularizando gradativamente, o que ajuda a melhorar a auto-estima desses moradores que sonhavam ter a posse definitiva dos imóveis", destacou ela.

O secretário de Planejamento Gerson Schaustz informou que o trabalho de regularização dos cerca de cinco mil imóveis, localizados principalmente em loteamentos sociais, vem sendo vem feito gradativamente. "Além da entrega das escrituras de hoje existem mais 120 prontas no cartório para serem entregues em breve. E assim serão feitos com outros imóveis. O objetivo do prefeito Murilo é zerar os imóveis irregulares em Dourados", afirmou.
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados