Conferência chama sociedade para discutir política urbana

Realizada pela Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Planejamento, a 5ª Conferência Municipal das Cidades, aberta na noite desta quinta, continuou nesta sexta-feira no auditório da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados). O evento conclamou a participação da sociedade nos debates relacionados à política urbana. O vice-prefeito Odilon Azambuja, que representou o prefeito Murilo na abertura, reforçou a necessidade de participação da sociedade.

A conferência, que acontece em vários municípios brasileiros, tem como objetivo propor a interlocução entre autoridades, gestores públicos e segmentos da sociedade e mobilizar a população no estabelecimento de agendas, metas e planos para enfrentar os problemas existentes na cidade. Entre as questões discutidas está um Plano Diretor adequado com os mecanismos trazidos pelo Estatuto das Cidades.


Na abertura do evento, quinta à noite, Odilon Azambuja destacou a necessidade de realizar esse debate e falou sobre as propostas da atual administração. Ele destacou a forma planejada como Dourados está caminhando e acredita ser esta a maneira correta. No entanto, a participação dos segmentos organizados em todas as discussões é fundamental, segundo o vice-prefeito.

O secretário de Planejamento Gerson Schaustz também enfatizou a necessidade desse envolvimento, principalmente quando se trata de sugestões tanto para novos projetos quanto para resolver antigos problemas que travam determinadas ações. Gerson disse que o tema "Quem Muda a Cidade Somos Nós. Reforma Urbana Já", é bastante oportuno e o debate certamente será bem aproveitado.

O palestrante da noite foi gerente regional da Caixa Econômica Federal Paulo César Neves Matos, que também é membro do Conselho Estadual das Cidades.

Participaram ainda da abertura o presidente da Câmara de Campo Grande Mario Cesar Oliveira Fonseca, o deputado estadual Laerte Tetila e os representantes da Câmara de Dourados Sérgio Nogueira, Cido Medeiros, Rafael Mattos, Madson Valente e Cirilo Ramão. O evento prossegue nesta sexta-feira, com debates, elaboração de documento final e escolha de delegados para a conferência nacional.

Legenda: Vice-prefeito Odilon Azambuja fala na abertura da Conferência das Cidades
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados