Dourados busca experiências bem sucedidas para modernizar feira

Após assistir palestra, empreendedores vão conhecer a Feira Central de Campo Grande, uma das melhores do país

A Feira Central de Campo Grande é hoje um empreendimento organizado, formal e de muito sucesso. Agrega 300 empreendedores e gera 1.180 empregos diretos com carteira registrada e outros 800 indiretos. É sucesso de público e considerada uma das melhores do Brasil.

A experiência de sucesso da feira foi contada por Alvira Appel Soares de Melo, presidente da Afecetur (Associação da Feira Central e Turística de Campo Grande), entidade que agrega os feirantes. Ela palestrou no lançamento do Projeto de Desenvolvimento do Setor de Alimentos e do Projeto Feirantes Empreendedores de Dourados, na terça-feira, no auditório do Senac. Os dois projetos são da Prefeitura de Dourados.


Alvira contou como os feirantes de Campo Grande conseguiram chegar ao sucesso de hoje. Já de início ela parabenizou a iniciativa do prefeito Murilo de ir até os feirantes para dar o apoio que eles não tiveram em Campo Grande, quando do processo de mudança da feira para o atual local, na Rua 14 de Julho, 3.351, no centro.

Lá eles receberam uma notificação dando prazo de 120 dias para a adequação, muito diferente do que está ocorrendo em Dourados hoje. "Estou emocionada; foi muito diferente conosco lá em Campo Grande". Quero vir pra Dourados", brincou Alvira.

Ela contou que hoje todos os donos dos restaurantes e lojas são empreendedores, atendem dentro das normas legais de qualidade e higiene. "Hoje a feira dá lucro ao município; nós geramos empregos formais e impostos e não é pouco", diz a empresária que tem uma fábrica de doces e vende sua produção na feira. Para se ter uma ideia, há restaurante a feira da capital com 28 funcionários.

A transferência do antigo local para o atual ocorreu em 2004. Alvira conta que foi um processo doloroso, com os feirantes sendo praticamente despejados. "Mas nos organizamos, criamos uma associação, passamos por muitas dificuldades, mas hoje somos modelo", conta. Em Dourados a prefeitura está indo até os feirantes e oferecendo todo o apoio para eles se adequarem às exigências legais e de saúde pública.

Na atual feira da capital cada empreendedor tem o seu local definido, coberto, com todas as condições de segurança e conforto. "Acabou o passado de lona, panelas no chão, montagem de barraca e caixas de isopor", lembra Alvira. "Trabalhamos com o foco no sentido de que o pequeno produtor seja tão competitivo como o grande".

Alvira destacou a importância do Sebrae no processo de construção da nova feira. Em Dourados o Sebrae já assinou o termo de parceria com a prefeitura para desenvolver o projeto. "Lá a gente foi ao Sebrae quando o fogo pegou; aqui vocês estão anos na frente".

A feira da capital está fazendo 88 anos. Hoje, os empreendedores se relacionam como parceiros e não como concorrentes, segundo Alvira. A feira organiza um dos melhores festivais de sobá do Brasil e a festa do peixe, que está na sexta edição e uma das melhores do Estado.

Todo o trabalho é desenvolvido pela associação dos feirantes. Já faz parte do projeto de Dourados a criação de uma associação para agregar os feirantes e para que eles possam discutir e buscar soluções para os problemas comuns.

Para Alvira, ser empreendedor é estar preparado para um novo momento. Nesse processo, ela destaca a importância da boa articulação política. "Não existe político que não precise do povo e não existe povo que não precise de políticos".

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável está organizando uma visita técnica dos feirantes de Dourados à Feira Central de Campo Grande. Os interessados em ir, como também em participar do projeto, podem obter informações com Vamilton Junior pelo telefone (67) 3411 7103.

Legenda: Alvira Melo durante palestra nesta semana; ela destaca iniciativa da Prefeitura de Dourados de ajudar os feirantes a se organizarem
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados