Dourados terá festival gastronômico no meio do ano

Restaurantes servirão pratos com foco na gastronomia local; um júri técnico e outro popular escolherão o melhor prato do ano

A Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável trabalha na organização do "Festival Gastronômico Sabores de Dourados 2013", que acontece de 14 de junho a 14 de julho deste ano nos restaurantes da cidade.

Na próxima quarta-feira, dia 8, às 8h30, na sede da secretaria, haverá uma reunião com donos de restaurantes para discutir o evento. A expectativa é de que pelo menos 30 dos cem restaurantes, bares e similares de Dourados participem do festival.


Durante um mês os restaurantes participantes do festival vão servir pratos com foco regional que concorrerão à indicação de melhor prato do ano. A avaliação será feita por um júri técnico, composto por três membros que experimentarão todos os pratos concorrentes, e também um júri popular. Ou seja, após degustar o prato a pessoa dará uma nota de 1 a 5.

"Nosso foco é fomentar o negócio restaurante e criar opção de lazer para a família douradense", diz a secretária de Desenvolvimento Econômico e Sustentável Neire Colman. "Um festival como esse melhora a renda dos restaurantes e cria um atrativo muito interessante para a população da cidade e região. É fomento ao turismo, como defende o prefeito Murilo", acrescenta Neire.

Além da divulgação na mídia, haverá a confecção de um cardápio geral em que as pessoas poderão saber quais restaurantes e bares participam do festival e quais pratos oferecem. Essa informação também estará disponível no site da prefeitura (www.dourados.ms.gov.br).

De acordo com a técnica em Turismo da prefeitura Rejane Sináila Morinigo, além de pratos já tradicionais com o toque especial de cada chefe de cozinha, os restaurantes poderão criar novos pratos, colocando-os como novas opções culinárias em Dourados.

De 15 a 23 de junho acontece no Brasil a Copa das Confederações de futebol. Os donos de restaurantes poderão aproveitar a data para oferecer os pratos que elaboraram para o festival aos clientes enquanto assistem aos jogos.

Legenda: Festival gastronômico será atração turística para moradores de Dourados e região
Crédito: Arquivo/Assecom

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados