Empresários elogiam o Festival Gastronômico de Dourados

Empresários donos de restaurantes estão otimistas com o Festival Gastronômico Sabores de Dourados 2013, que acontece entre os dias 14 de junho e 14 de julho. "É uma boa ideia. Uma forma de atrair as pessoas para o seu restaurante e mostrar o que você tem de melhor", afirma Marcelo Pardini, dono do Restaurante Dinápoli, no Shopping Avenida Center.

O festival é promovido pelo Núcleo de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Prefeitura de Dourados. Na quarta-feira aconteceu uma reunião na secretaria com empresários para discutir o festival.


Entre os 10 que participaram estava Marcos Souza, dono do Quiosque da Brahma em Dourados. Ele também gostou da ideia e acha que o festival pode acontecer todo ano. "Vamos implementar, fazer os ajustes e desenvolver o projeto, avaliando o que acontece".

A expectativa é de que pelo menos 30 dos 100 restaurantes, bares e similares de Dourados participem do festival. Durante um mês, os restaurantes participantes do festival servirão pratos com foco regional que concorrerão à indicação de melhor prato do ano.

A avaliação será feita por um júri técnico, composto por três membros que experimentarão todos os pratos concorrentes e avaliarão sabor, forma de preparo, seleção de ingredientes, harmonia e atendimento. Um júri popular avaliará atendimento, sabor e harmonia.

Ricardo Arruda, dono do Restaurante Kanoa, acha que o evento pode ajudar a divulgar os restaurantes da cidade e, inclusive acabar como preconceito. "Muita gente não entra em determinados restaurantes por achar que é caro; nesse sentido o festival ajuda também", afirmou. Ele conta que está em Dourados há cinco anos e muita gente ainda pergunta quanto custa para entrar no restaurante dele. "Como a gente funciona num pesqueiro as pessoas acham que se cobra entrada".

O foco é do festival é fomentar o negócio restaurante e criar opção de lazer para a família douradense, segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável Neire Colman. É um evento que melhora a renda dos restaurantes e cria um atrativo muito interessante para a população da cidade e região, fomentando o turismo.

As inscrições dos restaurantes que vão participar do festival terminam no dia 29 deste mês. Os interessados podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, na Avenida Weimar Gonçalves Torres, 1.680, no centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3411-7103.

Legenda: Empresários do setor de alimentação reunidos na Secretaria de Desenvolvimento para discutir o festival gastronômico
Crédito: Dênes de Azevedo

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados