Especialista da multinacional Bosch palestra na Expoagro

Uwe Schulte ministrou palestra no GPP – Grupo Plantio na Palha – sobre a importância da energia renovável. Com foco na agropecuária, galpões, grandes indústrias, empreendimentos, hotéis, construtoras e projetos arquitetônicos sustentáveis, Schulte apresentou dezenas de projetos  realizados no Brasil que utilizam como meio a energia solar.

Muitos falam sobre projetos e ações que visam à sustentabilidade, entretanto, poucos conhecem de fato o seu significado. Segundo o alemão Uwe Schulte, especialista da multinacional Bosch, é necessário que as pessoas se informem mais sobre o assunto que é tão debatido na atualidade. "Ainda falta informação, propaganda e divulgação sobre os benefícios e a necessidade de se estudar e adaptar aos modelos sustentáveis".

Uwe Schulte ministrou palestra na quinta feira, 16, no GPP – Grupo Plantio na Palha, incorporado ao Sindicato Rural de Dourados. A empresa Corrente Solar/AC Projetos Sustentáveis com sede em Vinhedo, da douradense Ana Cavalheiro, foi a responsável pela abordagem do tema "Energia renovável na agropecuária". De acordo com Ana, o desejo em trabalhar com energia renovável surgiu quando ainda era recém formada em arquitetura, pois trabalhava em escritório de arquitetura em São Paulo, mas existiam poucos projetos com foco na sustentabilidade.
"No Brasil, pensamos muito no design, na visão, no glamour. Quando fui me especializar na Alemanha, como bolsista do D.A.A.D (Serviço de Intercâmbio Alemão), percebi que  lá o arquiteto é na verdade um engenheiro, onde o que importa é a eficiência energética", explica. Na palestra foram apresentados os tipos de energia sustentável, como os captadores solares e a geração de energia térmica. Uwe Schulte explica que a tecnologia caminha a passos largos e com isso, já agora tem um payback (retorno) interessante para a indústria e usuários finais.
"A Bosch, por exemplo, está presente em todos os continentes há mais de 100 anos desenvolvendo projetos e produtos especializados para atender as diversas áreas e necessidades. A tecnologia está mais acessível hoje em dia, sendo atualmente já retornável do ponto de vista econômico. A AC Projetos Sustentáveis é uma prova de que o olhar para este novo mundo, onde é preciso preservar o meio ambiente, está mudando. Na Alemanha há um grande impulso em utilizar o que está na natureza, com isso os alemães desenvolveram os coletores solares mais Hi Tech do mercado, com alta absorção solar e eficiência.
Para Ana, este é o conceito que mais se destaca na cultura alemã, a utilização do meio ambiente de forma amigável. "Percebi que o que existe é a soberania da natureza sobre o homem, seja esse, o homem que for".  Os empreendedores que desejarem mais informações podem obter na AC projetos Sustentáveis que está com um estande no Pavilhão ACED, integrado à 49ª Expoagro.



Karina Veríssimo
Assessora de comunicação ACED

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados