Jardim Pelicano recebe ação de prevenção de zoonoses

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Dourados realiza mais uma ação de controle e prevenção na cidade. Desta vez o trabalho será no Jardim Pelicano. O bairro apresenta grande número de moradores que não têm condições financeiras de mandar fazer a castração de seus animais, gerando uma superpopulação canina e felina e, com isso algumas doenças, como a sarna.


Na semana passada algumas famílias foram cadastradas e começam a ser atendidas a partir desta terça-feira (21).  De acordo com Fernando César Moreira Bastos, veterinário do CCZ, serão 18 animais castrados por semana e feita a vermifugação nos cães. A aplicação de medicamentos vai evitar a ocorrência de verminose nas crianças que residem naquela localidade.

Outra ação do CCZ é verificação de problema de pele nestes animais. Os que apresentarem qualquer lesão dessa natureza serão encaminhados para exame de detecção de leishmaniose visceral canina. Os que estiverem com sarna ou outras patologias serão tratados para evitar a contaminação. Nesta ação também será atualizada a vacina de raiva em todos os cães e gatos atendidos.

Trabalhos como esse já aconteceram na Vila Valderez, Canaã 4, Jockey Clube, Vila Mariana, Vila São Brás, entre outros, sempre em parceria com o Hospital Veterinário da Unigran. No ano passado foram mil castrações através de um projeto desenvolvido na sede do órgão, para atender moradores carentes que possuem principalmente cães.  Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3411-7753.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados