Mário Valério e vereadores de Caarapó definem reajuste salarial dos servidores


Reunião mantida entre o Poder Executivo municipal e a Câmara de Vereadores na manhã da última terça-feira (21) definiu os índices de reajuste salarial dos servidores da prefeitura de Caarapó e do Magistério. A negociação dos índices que serão concedidos aos professores envolveu também o sindicato da categoria.
Conforme projeto de lei que já tramita no Poder Legislativo, servidores administrativos terão reajuste salarial de 7%, ao passo que o Grupo Magistério terá 10%. O reajuste é retroativo a janeiro deste ano.

O prefeito Mário Valério disse que, a princípio, os servidores administrativos teriam 5% de reajuste, porém os vereadores pediram 8,5% de aumento. Durante as negociações, chegou-se a cogitar um reajuste de 6,5%. "Mas ouvimos os vereadores, que sugeriram elevar os níveis para pelo menos 7%, como forma de valorizar a classe", observou o prefeito. Na mesma reunião, os membros do Poder Legislativo pediram uma "atenção especial" aos professores – cuja categoria foi contemplada com majoração salarial de 8% para 10%.
Com o reajuste proposto, o salário dos professores da rede municipal está acima do piso nacional previsto em lei. Além disso, a prefeitura já cumpre 1/3 de hora-atividade e 10% de regência de classe. "É uma forma de valorizar os professores, que tanto têm contribuído para a educação municipal", declarou Mário Valério.
Mário Valério ressaltou o alto nível das discussões relativas ao reajuste salarial envolvendo tanto o sindicato dos trabalhadores em educação quanto a Câmara de Vereadores. "Os vereadores demonstraram substancial sensibilidade às causas dos nossos servidores. O mesmo podemos afirmar em relação ao sindicato dos professores, que também entendeu a nossa situação quanto à legislação, que limita os gastos com folha de pagamento. O nosso desejo era conceder um reajuste maior a todo o funcionalismo municipal, mas estamos impedidos, inclusive em decorrência da queda da arrecadação", ponderou o prefeito de Caarapó.
Ao final da reunião, os vereadores saíram satisfeitos com o resultado. "Conseguimos que os professores tenham um reajuste de 10%, ao invés dos 8% oferecido, e os demais servidores de 7%, ao invés dos 5%. Sabemos que ainda não é o ideal, mas diante das dificuldades do município por conta da queda de arrecadação e tendo em conta que o Governo do Estado concedeu um reajuste de apenas 5% aos administrativos e 9% aos professores, saímos satisfeitos", disse o presidente da Câmara, Manoel Batista de Souza (DEM), destacando o empenho dos onze vereadores nas negociações.
Além de Mário Valério e dos vereadores, participaram da reunião que definiu os índices de reajuste salarial dos servidores municipais de Caarapó a vice-prefeita Marinalva de Souza Farias da Costa (DEM) e o secretário de Governo, Dilermano Alves.
Foto: Divulgação
Reunião entre os poderes Executivo e Legislativo definiu os índices de reajuste salarial dos servidores da prefeitura de Caarapó

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados