Operação tapa-buraco chega a 60% das ruas de Dourados

A Prefeitura de Dourados já conseguiu levar a operação tapa-buraco a 60% das ruas da cidade. Vias com maior fluxo de veículos e em condições mais críticas já receberam o serviço e agora as equipes se preparam para os remendos mais profundos, que são os pontos onde o asfalto terá que ser refeito, por conta da infiltração que provoca os chamados "borrachudos".

As ruas com asfalto implantado há muitos anos foram as mais castigadas pelas chuvas de março e abril. Após o período chuvoso, o prefeito Murilo determinou o início do tapa-buraco. "Como administrador público temos responsabilidade e não iria jogar massa em buraco cheio de água. Seria o mesmo que rasgar dinheiro. Agora o serviço está sendo feito e não para mais, porque tapa-buraco faz parte da rotina da prefeitura", disse Murilo.


Após 20 dias de trabalho, a previsão é de que em dois meses todas as regiões já tenham recebido o serviço de manutenção, que utiliza 100% de recursos próprios do município. O trabalho é paliativo, mas imprescindível devido à situação atual das vias públicas.

Já receberam o tapa-buraco todas as ruas que compõem o quadrilátero Cuaibá/Ponta Porã e Floriano Peixoto/Aquidauana. Estão sendo recuperadas as ruas entre Aquidauana e Coronel Ponciano e Weimar Gonçalves Torres e Ponta Porã. Essa mesma frente avança para a Vila Rosa, Vila Índio, Pirantininga, Grande Ouro Verde e Santa Maria, ligando ao Monumento ao Colono.

Outra frente já fez parte do Jardim Água Boa, da Rua Pedro Rigotti até a Maria de Carvalho (W-6). Na próxima semana a previsão é prosseguir até o Trevo da Bandeira. Nessa região já foram atendidas vias de maior acesso, como Manoel Rasselen, Frei Antonio, Josué Garcia Pires, Mozart Calheiros e Palmeiras.

Também tem equipe de tapa-buraco atendendo a região norte da cidade. Ruas entre a Ponta Porã e Manoel Santiago e entre Presidente Vargas e o Trevo da Figueira já receberam o serviço. Na sequência essa frente entra para o Parque Alvorada e toda aquela região. No Jardim Europa, o serviço está com 90% concluído e passa para as regiões do Jardim Mônaco e Portal de Dourados.

Uma equipe está atendendo o trecho entre a Rua Toshinobu Katayama e Presidente Vargas e da Rua Ponta Porã até o Jardim Europa. A primeira equipe que for liberada será encaminhada para o Grande Flórida e para Parque das Nações II, Jóquei Clube e bairros vizinhos.

A partir de agosto deste ano, o prefeito Murilo quer começar a investir o montante de R$ 52 milhões entre recursos já aprovados pelo Ministério das Cidades e a contrapartida do município. O dinheiro será aplicado em asfalto novo, recapeamento sinalização.

Pelo menos 59 mil metros de ruas devem receber pavimentação nova ou recapeamento, além da implantação de sinalização, ciclovias e abrigos em pontos de ônibus.

Legenda: Tapa-buraco é feita no Jardim Europa e continua até atender todos os bairros de Dourados
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados