Pesagem de animais inicia ‘corrida’ da Raça Nelore

Começou para valer nesta segunda-feira a movimentação para os Julgamentos da Raça Nelore, que acontecem na 49ª Expoagro (Exposição Agropecuária de Dourados). A pesagem aconteceu próximo aos 'aposentos' dos animais e já faz parte da separação em categorias para as disputas que acontecem a partir desta terça-feira.

Segundo Ramão Pedroso, um dos responsáveis pela pesagem, este é o primeiro passo na definição dos campeões da raça. "A pesagem é a data base para definir as categorias dos animais da raça Nelore que vão competir aqui na exposição a partir de amanhã. É aqui que os animais são divididos em categorias que serão depois avaliadas pelos juízes", disse.

Ramão explicou que depois de elaborado o catálogo, nesta terça, será iniciado o julgamento de pelo menos 10 categorias. Por ser uma raça de corte, os animais expostos são bem avaliados quando tem peso. "A partir disso, conta ponto para ele, em especial os machos. Têm que ser pesados. Depois são outras avaliações", disse Ramão.

Entre as avaliações, segundo Ramão, estão carcaça, aprumo, racial, precocidade e outros. Nas categorias são escolhidos o 'primeiro prêmio', que é o melhor animal, este animal depois concorre, entre machos e fêmeas, com o 'grande campeonato', que é o campeão da feira.


Na tarde desta segunda-feira foi feita a ultrassom nas fêmeas, que a partir de 20 meses devem estar prenhas. Acima de 30 meses as fêmeas devem ter estar 'paridas', ou seja, tido pelo menos uma cria.

Um dos criadores 'acostumados' a vencer, é o criador Carlos Muradas, premiado em Uberaba (MG). Depois de cinco anos sem participar da feira em Dourados, ele trouxe 38 cabeças de gado para a edição deste ano.

Ramão explicou que o grande prêmio para os criadores desta raça são as pontuações nos rankings nacionais e estaduais que elevam o preço dos animais no mercado. Na exposição, porém, o prêmio são troféus.





Luiz Radai
Jornalista

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados